Realizada apresentação de ações da Uniti

As atividades desenvolvidas pela Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) foram apresentadas, nesta quinta-feira (27), ao secretário de Estado de Administração e Previdência Social (Seaps), José Henrique Campos Filho, durante encontro com os gestores do projeto. Em outubro, a Uniti completará 15 anos em que atua na formação contínua da população idosa maranhense.

Participaram da reunião, a secretária-adjunta de Seguridade Social, Graça Cutrim, e os coordenadores da Uniti, Hortência Gago Araújo (coordenação geral), Maria Alzira de Melo Ferreira (coordenação de interiorização) e Ezon Ferraz (coordenação administrativa).

Hortência Gago informou ao secretário que a Uniti surgiu em outubro de 1995, na então gestão da governadora Roseana Sarney, fruto de uma parceria firmada entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Administração, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Instalada no Campus da Ufma, em São Luís, a Uniti já atendeu 2.025 idosos em quase 15 anos. Atualmente está desenvolvendo atividades (aulas, oficinas e atividades físicas) em benefício de 123 alunos novos e mais 93 egressos.

Ano passado, a Uniti interiorizou suas ações para os municípios de Bacabal e Açailândia, em uma parceria do governo do estado, via Seaps, com a Uema. Em abril de 2010, foi iniciado o projeto a “Uniti vai ao seu bairro”, com o objetivo de desenvolver atividades, oficinas e palestras educativas em várias comunidades até novembro deste ano.

O público alvo do projeto são pessoas da terceira idade, moradoras das comunidades do entorno do Campus da Ufma no Bacanga, como Vila Embratel, Anjo da Guarda e Itaqui-Bacanga, além do Coroadinho, Coroado, João Paulo, Anil, Vila Passos, Madre Deus, Cohab, João de Deus, Cohatrac, São Cristovão, São Francisco e Cidade Operária. “O projeto também será levado a Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar”, informou Maria Alzira Ferreira.

O secretário ficou satisfeito com a importância da Uniti como um projeto que oferece à população idosa a prática de atividades que lhe possibilite fortalecer a participação social e política e o pleno exercício de sua cidadania.

Ao final do encontro, José Henrique Campos se comprometeu em fazer uma visita aos alunos de São Luís e de Açailândia e a apoiar todas as ações da Uniti.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.