A Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (27), o 1º Seminário: “Pensar e Agir: A Seduc em busca da qualidade. O evento aconteceu no Hotel Praia Mar e teve a participação de 120 profissionais, entre coordenadores, supervisores, superintendentes e gestores educacionais da Secretaria.
O encontro teve início com as boas vindas do secretário de Educação, Anselmo Raposo, que afirmou que estava muito satisfeito com a realização do Encontro. “Estou muito feliz em ver toda a equipe reunida. Esse momento era necessário para que pudéssemos reafirmar esse novo momento da Secretaria e avaliar o que foi realizado neste período em que estamos à frente da Seduc”, disse.
Anselmo Raposo anunciou que este seminário foi o primeiro de uma série que será realizado até o final de sua https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistração a frente da Seduc para promover a integração dos diversos setores https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistrativos visando o desenvolvimento do planejamento estratégico em busca da educação de qualidade. Para o secretário, a realização do workshop tem como objetivo alcançar metas que terão reflexos na ponta do processo beneficiando diretamente a comunidade estudantil e elevando o nível de ensino no Maranhão.
Em seguida, o professor José Reis Chaves Rocha, ministrou a palestra “Planejamento Estratégico como Ferramenta para a Educação de Qualidade”. Na oportunidade, o palestrante apresentou os diversos caminhos que levam ao sucesso de um planejamento estratégico, ratificando a necessidade do trabalho em grupo.
Após a palestra, foram iniciadas as apresentações e discussões acerca das atividades realizadas por todas as Secretarias-Adjuntas e as Superintendências da Seduc. A Secretaria, com essa iniciativa, buscou compartilhar os saberes e experiências que irão facilitar e tornar mais eficiente os procedimentos da Seduc. As discussões propostas têm o objetivo de fornecer subsídios para a construção do Planejamento estratégico da Instituição.
Para o gestor da Unidade Regional de Educação de Barra do Corda, José Benone Souza, o evento foi uma grata surpresa a todos que participam da educação no estado. “Iniciativas como essa nos deixam muito mais otimistas, pois vemos que a relação do secretário conosco é direta. Diante disso, só posso enfatizar que esta forma de gerir a educação pública é nota dez”, destacou.
O encontro visa ainda oportunizar melhorias nos procedimentos e processos das unidades https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistrativas nos âmbitos pedagógico e https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistrativo; socializar e evidenciar as atribuições das Secretarias- Adjuntas e da Unidade de Gestão de Atividade Meio; e estabelecer as bases para a construção do Planejamento estratégico da Seduc.
Segundo a gestora da URE de Rosário, Lúcia Cavalcanti, este encontro irá aprimorar o trabalho desenvolvido pela Seduc, principalmente, no interior do estado. “Pudemos ver todas as estruturas da Seduc com o conhecimento exato do que é feito e por qual setor é feito, isso irá aprimorar o trabalho dos gestores das URE’s que trabalham mais distantes da sede da secretaria”, disse.
Projetos
Ainda no evento, o secretário de Educação apresentou para toda a equipe técnica da Seduc, os novos projetos a serem implantados nesta gestão. Dentre eles, está o projeto da Escola Ecológica. “Falamos tanto que o aluno deve ter uma consciência ecológica e, no entanto, ele olha para sua escola e não vê a teoria sendo aliada a prática”, ratificou o secretário. No projeto, que está em fase de conclusão, são idealizadas escolas com energia eólica, luz solar e programa de reciclagem de lixo.
Outros projetos citados são a criação de um instituto público de idiomas; criação de um sistema para avaliar permanentemente os gestores escolares e; programa de qualificação dos docentes, “a única maneira de qualificarmos de fato os professores é elevando a titulação dos mesmos”, afirmou o secretário.
No final foi realizado um balanço das atividades realizadas no decorrer do dia. O secretário Anselmo Raposo fez o encerramento do evento. “Por fim, quero enfatizar que cada setor da Seduc é essencial para a mudança da realidade do estado no que se refere á educação. É a partir da parte interna da Secretaria que iremos começar esta transformação”, declarou Anselmo Raposo.