Seduc realiza seminário pela qualidade da educação

A Secretaria de Educação do Maranhão (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (27), o 1º Seminário: “Pensar e Agir: A Seduc em busca da qualidade. O evento aconteceu no Hotel Praia Mar e teve a participação de 120 profissionais, entre coordenadores, supervisores, superintendentes e gestores educacionais da Secretaria.

O encontro teve início com as boas vindas do secretário de Educação, Anselmo Raposo, que afirmou que estava muito satisfeito com a realização do Encontro. “Estou muito feliz em ver toda a equipe reunida. Esse momento era necessário para que pudéssemos reafirmar esse novo momento da Secretaria e avaliar o que foi realizado neste período em que estamos à frente da Seduc”, disse.

Anselmo Raposo anunciou que este seminário foi o primeiro de uma série que será realizado até o final de sua administração a frente da Seduc para promover a integração dos diversos setores administrativos visando o desenvolvimento do planejamento estratégico em busca da educação de qualidade. Para o secretário, a realização do workshop tem como objetivo alcançar metas que terão reflexos na ponta do processo beneficiando diretamente a comunidade estudantil e elevando o nível de ensino no Maranhão.

Em seguida, o professor José Reis Chaves Rocha, ministrou a palestra “Planejamento Estratégico como Ferramenta para a Educação de Qualidade”. Na oportunidade, o palestrante apresentou os diversos caminhos que levam ao sucesso de um planejamento estratégico, ratificando a necessidade do trabalho em grupo.

Após a palestra, foram iniciadas as apresentações e discussões acerca das atividades realizadas por todas as Secretarias-Adjuntas e as Superintendências da Seduc. A Secretaria, com essa iniciativa, buscou compartilhar os saberes e experiências que irão facilitar e tornar mais eficiente os procedimentos da Seduc. As discussões propostas têm o objetivo de fornecer subsídios para a construção do Planejamento estratégico da Instituição.

Para o gestor da Unidade Regional de Educação de Barra do Corda, José Benone Souza, o evento foi uma grata surpresa a todos que participam da educação no estado. “Iniciativas como essa nos deixam muito mais otimistas, pois vemos que a relação do secretário conosco é direta. Diante disso, só posso enfatizar que esta forma de gerir a educação pública é nota dez”, destacou.

O encontro visa ainda oportunizar melhorias nos procedimentos e processos das unidades administrativas nos âmbitos pedagógico e administrativo; socializar e evidenciar as atribuições das Secretarias- Adjuntas e da Unidade de Gestão de Atividade Meio; e estabelecer as bases para a construção do Planejamento estratégico da Seduc.

Segundo a gestora da URE de Rosário, Lúcia Cavalcanti, este encontro irá aprimorar o trabalho desenvolvido pela Seduc, principalmente, no interior do estado. “Pudemos ver todas as estruturas da Seduc com o conhecimento exato do que é feito e por qual setor é feito, isso irá aprimorar o trabalho dos gestores das URE’s que trabalham mais distantes da sede da secretaria”, disse.

Projetos

Ainda no evento, o secretário de Educação apresentou para toda a equipe técnica da Seduc, os novos projetos a serem implantados nesta gestão. Dentre eles, está o projeto da Escola Ecológica. “Falamos tanto que o aluno deve ter uma consciência ecológica e, no entanto, ele olha para sua escola e não vê a teoria sendo aliada a prática”, ratificou o secretário. No projeto, que está em fase de conclusão, são idealizadas escolas com energia eólica, luz solar e programa de reciclagem de lixo.

Outros projetos citados são a criação de um instituto público de idiomas;  criação de um sistema para avaliar permanentemente os gestores escolares e; programa de qualificação dos docentes, “a única maneira de qualificarmos de fato os professores  é elevando a titulação dos mesmos”, afirmou o secretário.

No final foi realizado um balanço das atividades realizadas no decorrer do dia. O secretário Anselmo Raposo fez o encerramento do evento. “Por fim, quero enfatizar que cada setor da Seduc é essencial para a mudança da realidade do estado no que se refere á educação. É a partir da parte interna da Secretaria que iremos começar esta transformação”, declarou Anselmo Raposo.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.