O Programa Estadual de DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza de terça (25) a quinta-feira (27), na Regional de Balsas, mais uma edição do Projeto Educativo de Atualização em DST/AIDS.
O objetivo é mobilizar os Coordenadores da Atenção Básica das 18 regionais e envolver os 217 municípios do estado no que diz respeito à prevenção e controle da AIDS. “Vamos treinar os profissionais da atenção básica para o manejo da DST/AIDS. Com um olhar mais atento, os pacientes serão corretamente encaminhados para o tratamento”, disse Osvaldina Mota, técnica da SES.
Os 35 participantes do Fórum regionalizado de Balsas são coordenadores do Programa DST/AIDS e coordenadores de Atenção Básica da região.
Entre as palestras incluídas no evento destacam-se as seguintes: “Aconselhamento e acolhimento em DST/AIDS”; “Manejo básico em HIV/AIDS em adultos e em gestantes”; “Manejo básico da sífilis em gestantes”, “Abordagem dos sintomas das DST’s” e “Apresentação do Programa Saúde na Escola”.
A AIDS no Maranhão
Entre os anos de 1985 a 2009 foram registrados 4241 casos de AIDS no Maranhão, com incidência de 1474 em mulheres e 2767 em homens. Só em 2009 foram 36 casos, 21 homens e 15 mulheres. Em São Luís o percentual de casos é de 51,55%, já em Imperatriz é de 13,71%.