Redes Sociais

Presos de Pedrinhas são treinados em mecânica

Uma turma de 30 detentos participa, a partir de segunda-feira, 3, dos cursos de Mecânica de Motocicleta e Manutenção de Automóveis, promovidos pela Corregedoria Geral da Justiça por meio da Coordenação de Assistência aos Encarcerados (CAE). Os cursos acontecem simultaneamente no Presídio São Luís e Penitenciária de Pedrinhas, com turmas de 15 detentos cada.

 

Com encerramento previsto para 30 de agosto, os cursos serão abertos às 9h, em solenidade na Penitenciária de Pedrinhas, com a presença dos participantes. A iniciativa faz parte do “Programa Começar de Novo”, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça em parceria com a Justiça estadual, e conta com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária.

 

O objetivo é a ressocializaçao de detentos e egressos do sistema penitenciário, além de estimular órgãos públicos e iniciativa privada a dar oportunidade de emprego e renda aos capacitados pelo curso. Entre os pré-requisitos para a seleção dos participantes, feita pelo serviço de atividade técnica das unidades prisionais, saber ler e escrever e ter histórico de bom comportamento no presídio.

 

Uma segunda etapa de cursos tem início no dia 19 de agosto, quando 30 detentos, dos quais 15 da Casa dos Albergados e 15 da Penitenciária de Pedrinhas, serão qualificados. No dia 1º de setembro, uma turma de 15 presos da Penitenciária inicia o curso de Eletricista Predial.

 

Em uma primeira edição do “Começar de Novo” no Maranhão, 20 detentas do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão – CRISMA, participaram do curso de corte e costura ministrado durante todo o mês de fevereiro.

 

Para a coordenadora da CAE, Marilene Aranha, “a iniciativa de promover cursos para os presos dentro das unidades prisionais visa proporcionar um sistema carcerário mais humanizado no país”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *