PAÇO DO LUMIAR: ITAQUI ENERGIA ENTREGA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA PREFEITURA

Foi inaugurada ontem (04/08), a Unidade de Ensino Básico Nova Canaã, em Paço do Lumiar, que vai atender até 300 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

 

A escola foi construída e mobiliada pela Itaqui Energia, usina termelétrica que está se instalando no Distrito Industrial, em São Luís, como parte do programa de realocação da comunidade de Vila Madureira, instalada na área onde está sendo construído o empreendimento. O programa beneficiou 95 famílias, que moravam na localidade onde hoje está sendo instalada a usina. As famílias foram indenizadas, e a empresa construiu uma vila residencial com 100 casas, igrejas, mini-mercado, associação de moradores, campo de futebol e praça. “A Itaqui Energia acredita que quando uma empresa se insere em uma região, ela tem que participar da comunidade local. Esta escola é muito mais do que a estrutura física que construímos. Ela significa o futuro dos jovens dessa comunidade”, disse o presidente da Itaqui Energia, Édio Rodenheber.

 

A Prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, ressaltou a iniciativa da empresa, e reafirmou o compromisso assumido pelo governo municipal, que a partir de agora assume a administração da escola, contratando e treinando professores e funcionários, realizando matrículas de alunos – de toda a região do município – e mantendo a estrutura funcionando. “As portas do nosso município estão abertas para a comunidade de Vila Canaã, que, a partir do programa de realocação, nós assumimos. Esperamos que essa comunidade gere cidadãos que contribuam para o desenvolvimento do nosso município”, disse a Prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio.

 

O Secretário de Educação do Estado, César Pires, que representou a governadora Roseana Sarney no evento, ressaltou que a iniciativa é um belo exemplo a ser seguido por outros empreendimentos.

 

A nova escola está localizada na Vila Residencial Nova Canaã, e é dotada de seis salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, diretoria, cantina, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais, e abrigará uma horta comunitária, que será cuidada pelos próprios alunos.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.