Diretores de 33 escolas da rede estadual de ensino da Região Tocantina participam em Imperatriz do curso de gestão escolar ministrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O curso começou, na segunda-feira (3) e se estende até quarta-feira (5), no auditório da Escola Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa.
O objetivo é disseminar práticas de https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistração escolar com a utilização de ferramentas tecnológicas, englobando também conceitos de planejamento escolar, projetos pedagógicos e aplicação de métodos que estão inseridos na nova política educacional do Maranhão.
“A governadora Roseana Sarney e o secretário César Pires estão empenhados em aplicar uma política educacional que reverta os índices negativos que o Maranhão voltou a ter nos últimos seis anos. É determinação da governadora que a Secretaria de Estado da Educação não meça esforços para dar as melhores condições de trabalhos aos nossos servidores para que possamos juntos com a sociedade mudar essa realidade na educação do Estado”, destacou o gestor regional de Educação, Agostinho Noleto.
A professora Graça Reis, mestra em educação, que ministra o curso de gestão escolar, afirmou que a iniciativa do Governo do Estado passa também por uma mudança na política educacional, mas não deixou de ressaltar a importância da abordagem pedagógica do curso.
“O curso tem esse objetivo de chamar nossos diretores à reflexão sobre o modelo de gestão escolar que está sendo aplicado hoje. É importante que haja um projeto pedagógico em cada escola, que se siga um planejamento escolar e que se implante esse planejamento na prática”, observou.
Segundo Graça Reis, “é importante ainda que as escolas deem ênfase aos seus projetos, que levem em consideração a diversidade cultural nas escolas, e que se promova a inclusão social do índio, do negro e de outras minorias”.
Para a diretora Devaldina Soares Lima, do Centro de Ensino Francisco Fiim, do município de Governador Edison Lobão, o curso de gestão escolar é mais um instrumento para os diretores melhor planejarem as ações letivas nas escolas.
“Precisamos desse apoio do Governo do Estado, mas também da sociedade. Esse curso é importante por que nos dá oportunidade para reciclar nossos conhecimentos e melhorar o planejamento e a gestão nas escolas da rede estadual de ensino”, enfatizou a professora.
O Centro de Ensino Francisco Fiim tem 352 alunos, 15 professores e funciona em dois turnos (vespertino e noturno). Esse ano, de acordo com a diretora Devaldina Lima, a escola voltou a ter seu quadro normal de professores graças à nomeação de dois professores concursados e a contratação de outros.
“Hoje, graças à determinação da governadora Roseana e do secretário César Pires, nossa escola está com o quadro completo de professores e voltamos a aumentar número de alunos atendidos”, afirmou a diretora.
Mídias
Após a conclusão do curso de gestão escolar, os diretores participam do Curso de Mídias, que acontece de quinta-feira (6) a sábado (8), nos laboratórios de informática das escolas Dorgival Pinheiro de Sousa e Nascimento de Moraes.
O curso tem como objetivo capacitar os gestores em informática básica para que possam melhor utilizar os equipamentos disponibilizados pela Seduc nas escolas, como computadores, TVs, DVDs, microsistems, entre outros.