Redes Sociais

Seduc capacita diretores de escolas em Imperatriz

Diretores de 33 escolas da rede estadual de ensino da Região Tocantina participam em Imperatriz do curso de gestão escolar ministrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O curso começou, na segunda-feira (3) e se estende até quarta-feira (5), no auditório da Escola Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa.

O objetivo é disseminar práticas de https://www.atosefatos.jor.br/wp-content/uploads/2023/03/voz_do_brasil_1711222143-1024×613-1.jpgistração escolar com a utilização de ferramentas tecnológicas, englobando também conceitos de planejamento escolar, projetos pedagógicos e aplicação de métodos que estão inseridos na nova política educacional do Maranhão.

“A governadora Roseana Sarney e o secretário César Pires estão empenhados em aplicar uma política educacional que reverta os índices negativos que o Maranhão voltou a ter nos últimos seis anos. É determinação da governadora que a Secretaria de Estado da Educação não meça esforços para dar as melhores condições de trabalhos aos nossos servidores para que possamos juntos com a sociedade mudar essa realidade na educação do Estado”, destacou o gestor regional de Educação, Agostinho Noleto.

A professora Graça Reis, mestra em educação, que ministra o curso de gestão escolar, afirmou que a iniciativa do Governo do Estado passa também por uma mudança na política educacional, mas não deixou de ressaltar a importância da abordagem pedagógica do curso.

“O curso tem esse objetivo de chamar nossos diretores à reflexão sobre o modelo de gestão escolar que está sendo aplicado hoje. É importante que haja um projeto pedagógico em cada escola, que se siga um planejamento escolar e que se implante esse planejamento na prática”, observou.

Segundo Graça Reis, “é importante ainda que as escolas deem ênfase aos seus projetos, que levem em consideração a diversidade cultural nas escolas, e que se promova a inclusão social do índio, do negro e de outras minorias”.

Para a diretora Devaldina Soares Lima, do Centro de Ensino Francisco Fiim, do município de Governador Edison Lobão, o curso de gestão escolar é mais um instrumento para os diretores melhor planejarem as ações letivas nas escolas.

“Precisamos desse apoio do Governo do Estado, mas também da sociedade. Esse curso é importante por que nos dá oportunidade para reciclar nossos conhecimentos e melhorar o planejamento e a gestão nas escolas da rede estadual de ensino”, enfatizou a professora.

O Centro de Ensino Francisco Fiim tem 352 alunos, 15 professores e funciona em dois turnos (vespertino e noturno). Esse ano, de acordo com a diretora Devaldina Lima, a escola voltou a ter seu quadro normal de professores graças à nomeação de dois professores concursados e a contratação de outros.

“Hoje, graças à determinação da governadora Roseana e do secretário César Pires, nossa escola está com o quadro completo de professores e voltamos a aumentar número de alunos atendidos”, afirmou a diretora.

 

Mídias

Após a conclusão do curso de gestão escolar, os diretores participam do Curso de Mídias, que acontece de quinta-feira (6) a sábado (8), nos laboratórios de informática das escolas Dorgival Pinheiro de Sousa e Nascimento de Moraes.

O curso tem como objetivo capacitar os gestores em informática básica para que possam melhor utilizar os equipamentos disponibilizados pela Seduc nas escolas, como computadores, TVs, DVDs, microsistems, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *