“NOVEMBRO ROXO & PREMATURIDADE” EM PAUTA NA NATUS LUMINE HOSPITAL E MATERNIDADE

Ação educativa voltada para colaboradores reforçou informações sobre riscos e cuidados especiais com bebês prematuros

A campanha internacional “Novembro Roxo” é voltada para a sensibilização sobre a prematuridade, e visa conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro, além da assistência especial que deve ser dada aos bebês prematuros.

Segundo a OMS / Organização Mundial de Saúde são considerados partos prematuros aqueles realizados antes de 37 semanas de gestação. Entretanto, a prematuridade é classificada de acordo com o tempo em que o bebê permanece no útero, deste modo, são considerados prematuros extremos bebês que nascem antes das 28 semanas (seis meses); muito prematuros os que nascem entre 28 e 31 semanas (sete meses) e os prematuros moderados que são aqueles que nascem entre 32 e 36 semanas de gestação (oito meses). E para todos esses casos são necessários cuidados assistenciais diferenciados das equipes multidisciplinares de saúde, para garantir que o bebê prematuro possa se desenvolver com segurança. E não são poucos esses casos. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a seis ocorrências a cada dez minutos.

O motivo dos cuidados especiais é que a prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, entre elas, problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares ou diabetes, entre outros, e portanto o bebê precisa contar com cuidados ainda mais especiais até que se desenvolva.

Na Natus Lumine Maternidade e Hospital as equipes de colaboradores de diversas áreas participaram de um evento educativo e de conscientização sobre o tema, visando ampliar o conhecimento de todos sobre os cuidados demandados pelos prematuros. A ação aconteceu no auditório da Natus e teve como tema “Novembro Roxo – O Amor Gera Cuidado e Proteção”. A programação contou com a palestra “Prematuridade – Meu bebê nasceu prematuro, e agora…” ministrada pela enfermeira Patrícia Almeida. Em seguida foi realizada a Oficina “Cuidados com o Prematuro – Minimizado Riscos”; que contou com a Coord. da UTI Neonatal na Natus Lumine enfermeira Patrícia Teixeira, e uma equipe multidisciplinar de assistência com a técnica de enfermagem Maria de Jesus Ferreira; o fisioterapeuta Flávio Lima e a fonoaudióloga Raíssa Dias. Eles repassaram todos os cuidados que os profissionais de saúde da UTI Neonatal devem observar para garantir a segurança e o bem estar dos bebês prematuros e afastar riscos nesse tipo de atendimento.

Equipe engajada, motivada e reciclada é também uma garantia de melhor assistência aos prematuros e consequentemente a seus familiares; daí a importância dessa ação da Natus Lumine Maternidade e Hospital.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.