Mais Capacitação: programa Trabalho Jovem prepara empreendedores no Polo Coroatá

“Um momento de capacitação, reencontro com o mercado de trabalho e busca por novas perspectivas”, pontuou o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, durante a cerimônia de encerramento do eixo Cooperação Estratégica, do programa Trabalho Jovem, no município de Coroatá, realizada na tarde desta quinta-feira (23).

Promovendo a movimentação econômica e a geração de emprego e renda por todo o Maranhão, o Trabalho Jovem concluiu mais uma etapa, depois de ter passado por vários municípios, como São Luís, Pinheiro, Pedreiras e Governador Edison Lobão.

Em Coroatá, foram 193 certificados entregues. O secretário Simplício Araújo parabenizou o governador Flávio Dino pela realização do programa e por incentivar, cada vez mais, o desenvolvimento do Estado.

“Mais de 500 capacitações em diversas regiões do Maranhão. Esse tem sido o sucesso do Trabalho Jovem. Já capacitamos centenas de jovens e iremos continuar proporcionando aos maranhenses esta experiência de poder viver em uma sociedade mais desenvolvida e com uma garantia maior de direitos”, ressaltou Simplício Araújo.

O vice-prefeito de Coroatá, Juscelino da Fazendinha, também parabenizou o Governo do Maranhão pela oportunidade gerada pelo Trabalho Jovem ao cidadão de Coroatá. “Parabéns ao governo pelo trabalho em sintonia em prol de melhoras na economia, na geração de empregos e na oferta de capacitações ao jovem empreendedor”, comentou.

O estudante de Direito, Robert Lucas Araújo Ferreira, de 19 anos, afirmou que o Governo do Maranhão atendeu o maior pedido dos novos empreendedores de Coroatá: levar conhecimento e capacitar. “Com essa profissionalização, eu vou poder ingressar no mercado de trabalho com mais informações, mais estratégia e mais técnica”, agradeceu o estudante.

Empreendedora há sete anos, Isaura Moreira, de 40 anos, fez os quatro cursos oferecidos pelo Trabalho Jovem em Coroatá para poder aprimorar o seu negócio. “Quando eu vi essa oportunidade dos cursos, eu vi uma chance de melhorar minha linguagem nas redes sociais e de ter mais noções para organizar meu trabalho. Minhas expectativas foram superadas”, agradeceu.

Capacitações

A cerimônia de certificação em Coroatá foi realizada no Centro Educacional Clodomir Milet. Durante dois dias, foram ofertadas assessorias gratuitas aos polos de comércio, aos pequenos empreendimentos e, também, à população de baixa renda da localidade, com cursos de “Marketing em Vendas”, “Redes Sociais”, “Atendimento” e “Finanças”.

Trabalho Jovem
Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos, e disponibilizou 35 mil vagas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.

O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Fonte da matéria postada: Seinc
Fotos: Divulgação

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.