MA promove seminário para debater objetivos do milênio

A Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio do Governo do Maranhão, promove, na manhã desta sexta-feira (23), no auditório do Sebrae (Jaracati), o III Ciclo de Seminários Estaduais dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Seminário ODM como ficou conhecido no Brasil é voltado aos representantes do poder público, sociedade civil, setor privado, fundações e universidades.

Representantes das 11 instituições parceiras do Núcleo Preparatório do Seminário ODM Maranhão estiveram reunidos, na terça-feira (20), na sede da Datapreve (São Francisco), onde trataram dos últimos acertos para a realização do evento. O assessor da Secretaria-Geral da PR, Olavo José Perondi, disse que um dos objetivos do encontro é fortalecer o núcleo estadual.

“Em todos os estados estão sendo criados núcleos estaduais. Eles têm como responsabilidades a de serem catalisadores de atividades e iniciativas que trabalharão no cumprimento dos oito objetivos do milênio pela ONU, que são questões básicas de vida da humanidade”, adiantou Perondi.

Os ODM foram definidos no ano de 2000, em Nova Iorque, durante a reunião da Cúpula do Milênio, quando 191 nações oficializaram um pacto para tornar o planeta mais solidário e justo até 2015. Os oito objetivos são: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

Neste III Ciclo, o Maranhão será o primeiro dos 26 estados da federação mais o Distrito Federal a realizar o seminário, cuja finalidade é a de divulgar e debater o 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Começamos aqui, em São Luís, este seminário destinado a todos os movimentos sociais, organizações, estudantes, meio universitário, sindicatos, porque os objetivos do milênio atingem todas as pessoas de alguma forma”, afirmou Olavo José Perondi.

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou que o Brasil já atingiu, por exemplo, as metas de erradicação da miséria e da fome. O resultado, conforme o 4º Relatório, foi alcançado em 2007 e superado em 2008.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.