Juízes e servidores são treinados em boas práticas no Judiciário

Teve início hoje, segunda-feira (3), no Calhau Praia Hotel, o treinamento de juízes e servidores de comarcas do interior pelo Núcleo de Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Maranhão, que visa à apresentação do ‘guia de boas práticas’, um manual com a rotina das secretarias judiciais, a ser aplicado nas varas e juizados de todo o estado. O objetivo é uniformizar os procedimentos e tarefas nas comarcas e aprimorar os serviços prestados pela Justiça nos fóruns.

 

O treinamento acontece sempre nas segundas e sextas-feiras do mês de agosto. Participam do treinamento, além do juiz da comarca, o secretário judicial e mais um servidor escolhido pelo juiz para ser o gestor do plano de ação a ser implementado na secretaria judicial com base no guia. O papel do gestor será o de disseminar a correta utilização do guia na comarca.

 

O “Guia de Boas Práticas” foi elaborado pela equipe do Núcleo, com o auxílio de secretários judiciais das varas cível, criminal, de família e de juizados, sob a coordenação da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Sônia Amaral, e coordenadora do planejamento estratégico do Judiciário, que proferiu palestra sobre a importância da gestão estratégica e do planejamento para a Justiça.

 

“A importância desse treinamento é porque ele busca trazer ao servidor uma maior motivação e maior compromisso com as tarefas do dia-a-dia, principalmente dentro da secretaria judicial. A gente percebe que grande parte de nossas decisões dependem de efetividade e compromisso, coisas que o guia pode trazer”, observa o juiz Pedro Guimarães Júnior, titular da comarca de Cantanhede e respondendo por Anajatuba.

 

Para a secretária judicial de Anajatuba, Valdina Santos, o ‘guia de boas práticas’ vai, além de organizar a rotina, trazer celeridade à justiça: “Vamos, a partir do guia, buscar uma maior uniformização e união dentro da comarca e, quem vai ganhar com isso será tanto o Judiciário como a população”, explica.

 

PROGRAMAÇÃO – Dentro da programação do treinamento, realizado nos períodos da manhã e da tarde, foram realizadas algumas palestras sobre motivação, liderança e mudança organizacional. Posteriormente, os participantes fizeram oficinas práticas, já utilizando o guia, simulando situações que poderão ocorrer no trabalho da comarca.

 

Participaram do treinamento de hoje juízes e servidores das comarcas de Alcântara, Anajatuba, Bequimão, Bacabal, Cantanhede, Cândido Mendes, Carutapera, Pinheiro (2ª vara), São Mateus, Timon (1ª vara), Tuntum, Turiaçu, e Viana. Na próxima sexta-feira (07), mais treze comarcas deverão receber treinamento.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.