João Batista parabeniza escritor Ferreira Gullar

O deputado João Batista (PP) parabenizou, na sessão desta segunda-feira (7), o poeta maranhense Ferreira Gullar pela conquista do prêmio Camões de literatura na edição de 2010. “É preciso ressaltar que temos um maranhense reconhecido como um dos poetas mais importantes da língua portuguesa hoje falada na África, na Ásia, na América e, é claro, iniciada em Portugal”, destacou o parlamentar.

Segundo João Batista, Ferreira Gullar recebeu cem mil euros e mais o reconhecimento do seu trabalho como o poeta brasileiro a receber a mais alta honraria no que se refere à literatura escrita na língua portuguesa. “Portanto, hoje quero desta tribuna parabenizar o poeta maranhense, de São Luís, alguém que acho que todos nós devemos admirar, respeitar, porque vivemos num país onde infelizmente o hábito da leitura ainda está longe de ser aquilo que se deseja para que se tenha uma sociedade mais informada, mais consciente dos seus direitos e, naturalmente, também dos seus deveres”, enfatizou.

O deputado acrescentou que almoçou com o diretor da Gráfica e Editora do Senado Federal, em Imperatriz, com quem conversou sobre muitos temas, entre ele a carência de livrarias no Brasil. “Ele disse que esteve em Buenos Aires, capital da Argentina, e que somente lá existem mais livrarias do que em todo o território brasileiro. Fiquei impressionado com essa informação. É diante deste País que lê pouco, de uma língua tão importante, que destacamos a importância do reconhecimento do nosso poeta Ferreira Gullar ter sido reconhecido este ano como o mais importante da língua portuguesa em todo mundo”, finalizou ele.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.