Redes Sociais

Ipemar fiscaliza empresa de extintores

O Instituto de Pesos e Medidas do Maranhão (Ipemar) vem realizando, ao longo de todo o mês de julho, uma ampla operação de fiscalização das empresas credenciadas para fazer a manutenção e recarga de extintores de incêndio instalados em São Luís. A ação, coordenada pelo Setor de Qualidade do Instituto, tem como objetivo constatar se essas empresas estão cumprindo as normas e padrões exigidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para a prestação desse tipo de serviço.

Segundo o Ipemar, hoje existem apenas quatro empresas credenciadas para realizarem serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio na cidade, uma vez que durante fiscalização de rotina, técnicos do Instituto interditaram uma empresa que estava operando de forma irregular. A empresa foi notificada e recebeu um prazo para se adequar às normas do Inmetro.

“Um dos problemas constatados nessa empresa diz respeito à qualidade do produto utilizado na recarga dos extintores, que não estava atendendo as normas exigidas pelo Inmetro”, informou o chefe da Unidade de Serviços Especiais do Ipemar, Ludimar Vieira. “Isso pode causar sérios problemas, pois um extintor carregado com um material de baixa qualidade pode simplesmente não ter nenhuma utilidade em caso de incêndio”, alertou.

Segundo o diretor técnico do Ipemar, Sílvio Duailibe, toda empresa que atua no segmento de manutenção e recarga de extintores de incêndio deve ter registro devidamente regularizado pelo órgão.

“Para conseguir o registro, a empresa deve procurar a unidade de atendimento do Ipemar com a documentação necessária. Os documentos são encaminhados para a análise e, após a sua aprovação, técnicos do Ipemar vão agendar uma vistoria nas instalações da empresa. Estando todas as exigências técnicas do INMETRO atendidas, o registro é concedido”, esclareceu Sílvio Duailibe.

O registro tem validade de dois anos, e ao longo desse período as empresas sofrem fiscalizações rotineiras para garantir a qualidade dos serviços prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *