Redes Sociais

Patrulha do Bairro será expandido para mais 44 bairros

Até o final de agosto, o Programa Patrulha do Bairro, que hoje atende 36 bairros da capital, será levado para outros 44, totalizando 80 bairros. A informação é do comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Flávio de Jesus.

Os novos bairros que receberão o patrulhamento foram escolhidos levando em consideração o índice de criminalidade de cada área, de acordo com estatística do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Segurança do Estado.  Entre os novos bairros que serão atendidos estão João de Deus, Bom Jesus e Janaina.

O programa é uma das ações da Secretaria de Estado de Segurança que tem contribuído para a redução da criminalidade em São Luís. O Relatório Comparativo de Criminalidade apresentando pelo Centro Integrado de Operações de Segurança demonstra queda de 10% no quantitativo total de ocorrências criminais em 2009 com relação ao segundo semestre de 2008. No total de ocorrências do primeiro semestre em 2009, houve decréscimo de 13% se comparado com relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados revelam que o crime ‘briga de gangue’ foi reduzido em 42% no mesmo período. Foram registradas quedas também nos crimes de furto, disparo de arma de fogo, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e roubo.

A política de Segurança implantada pelo secretário Raimundo Cutrim é no sentido de intensificar e ampliar a atuação da policia, principalmente no trabalho preventivo, impedindo que o crime aconteça proporcionando segurança e tranqüilidade á sociedade.

A secretaria está adquirido mais dez trailer novos, que agora serão modelos pré-moldados e não mais de fibra como os antigos que não ofereciam muita segurança. Os trailers serão instalados nos Bairros do São Cristovão, Forquilha, Cohab, Vila Luizão,  Vila Embratel, Anjo da Guarda, Barreto, Liberdade, Cidade Olímpica e Vila Maranhão. 

O comandante do CPM informou que o trabalho da ronda diária nos bairros de São Luís conta com cinqüenta viaturas, trinta motos e 250 policias. O trabalho conta, ainda com a tropa do Batalhão de Missões Especiais, oito viaturas da Força Tática, seis motocicletas do Esquadrão Águia e o serviço da Cavalaria com doze conjuntos, garantindo a segurança na Lagoa da Jansen, Praia do Meio, no Pró-Morar e na Vila Progresso.

Entre as operações colocadas em prática pela secretária para reduzir a criminalidade estão ainda a Operação Trânsito Tranqüilo, que fiscaliza documentos e habilitação de documentos; a Operação Catraca, que tem o objetivo de evitar assaltos a ônibus, vans, táxis e moto táxi. Nela são abordados motociclistas, elementos suspeitos em veículos e transeuntes.

Além dessas ações têm ainda a Operação Esquadrão Águia que faz incursões nos bairros para evitar homicídio, latrocínio, tráfico de drogas e tentativa de homicídio; a Operação Tráfico Zero, Operação Desarmamento e Varredura, que é feito no final de semana a partir da 20h e vai até de manhã e ainda a Operação Interseção que é o Corredor de Segurança feito nas rotatórias, onde são colocadas viaturas para garantir segurança e atender a comunidade local.

O Corredor de Segurança abrange os bairros do São Cristovão, Cohab, Vinhais, Olho D` água, Retorno do Calhau, São Francisco, Anel Viário e Forquilha. “Esse são serviços diários e de final de semana que temos realizado com o objetivo de diminuir assaltos e homicídios”, conta o coronel Flávio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *