Inmeq realiza fiscalização em ônibus escolares

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) inicia nesta quinta-feira (8), uma nova etapa de inspeção e certificação de ônibus escolares do programa “Caminho da Escola”, fruto de uma parceria entre o Inmetro e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE).

Estão sendo inspecionados sete ônibus, pertencentes às Prefeituras dos municípios de Maracaçumé, Tufilândia, Godofredo Viana, Marajá do Sena, Jatobá, Junco do Maranhão e Conceição do Lago-Açu.

Para receber a certificação do Inmetro, os ônibus passam por um check list. Entre os requisitos exigidos, estes ônibus são obrigados a destinar uma poltrona com dois lugares para Portadores de Necessidades Especiais (PNE); cadeira de rodas com a marca Caminho da Escola e área reservada para cadeirante; devem possuir bloqueio da ignição com a marcha engatada, válvula de segurança na porta para permitir a abertura mesmo com a bateria do veículo descarregada ou desligado, entre outros itens de segurança.

Durante a inspeção, os fiscais do Inmeq fazem ainda um teste de pista para verificar se o limite máximo de velocidade (70km) está sendo atendido.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.