IBOVESPA SUBINDO JUNTO COM O DÓLAR MOSTRA ALGO INÉDITO, AFIRMA ECONOMISTA

“Esse movimento nunca antes visto no Ibovespa demonstra que, provavelmente, o investimento nacional é que está movimentando a nossa bolsa de valores e não mais somente o gringo”

A regra comum do mercado financeiro é que quando o dólar sobe, a bolsa cai e vice e versa. Isso ocorre pois, quem movimenta o mercado financeiro é o investidor estrangeiro. Quando o Real se desvaloriza significa que dólares estão deixando o Brasil e consequentemente o preço das ações caem. Porém, em 2018 um movimento inédito está ocorrendo.

A bolsa tem operado em alta esse ano e chegou a bater quase 88 mil pontos. Apesar de atualmente o índice girar próximo de 76 mil, este patamar mostra algo inédito, pois o dólar apresenta forte valorização no mesmo período. “Eu jamais havia visto uma subida do mercado de ações com essa força em paralelo com o dólar. Pode estar ocorrendo uma quebra de paradigma que o mercado ainda não percebeu”, diz o Economista Pedro Coelho Afonso.

O mercado está acostumado a ter investidores estrangeiros operando na bolsa, e ditando as tendências entre Ibovespa e o dólar, mas neste caso, o significado do dólar subir e divergir do comportamento previsto aconteceu provavelmente devido ao fluxo de dinheiro brasileiro. “Com a queda da taxa de juros o brasileiro observou que não será mais possível ganhar dinheiro fácil na renda fixa. Esse movimento nunca antes visto no Ibovespa demonstra que, provavelmente, o investimento nacional é que está movimentando a nossa bolsa de valores e não mais somente o gringo”, finaliza Pedro.

Sobre – Pedro Coelho Afonso

Economista e graduado em relações internacionais Pedro Afonso possui mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro, passando por grandes instituições, sempre na área de gestão de investimentos, como o Banco Santander, Rio Bravo e Nest Asset Management. Especialista em investimentos, Pedro Afonso procura mostrar de forma simples todos os produtos disponíveis hoje no mercado financeiro e traçar a melhor estratégia de diversificação para cada perfil de investidor, sempre focando em preservar o seu capital.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.