Governo lança programa “Iema no Mundo” e abre novas oportunidades de intercâmbio a alunos da rede pública

Uma nova oportunidade de intercâmbio internacional para alunos da rede pública foi aberta nesta quarta-feira (16) pelo Governo do Estado. Desta vez os contemplados são alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) que poderão cursar por meio do Programa “Iema no Mundo” um semestre de High School na Argentina e Canadá com todas as despesas pagas pelo governo. O edital do programa para seleção dos alunos foi lançado nesta quarta-feira (16) por Jhonatan Almada, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, em evento realizado na unidade plena do Iema São Luís. A iniciativa tem a parceria da empresa de intercâmbio Via Mundo. A chamada pública fica aberta até o dia 20 novembro no site da Secti- www.secti.ma.gov.br

 

“Ficamos muito felizes de lançarmos o “Iema no Mundo”, possibilitando aos nossos estudantes a oportunidade de realizar um intercâmbio internacional, de cursar parte do ensino médio no exterior. É o governo Flávio Dino cada vez mais democratizando oportunidades para os nossos estudantes”, destacou o secretário. “Hoje o estudante da rede pública tem três oportunidades principais para fazer seu intercâmbio: pelos programas Cidadão do Mundo, Estagio Internacional e a agora pelo Iema no Mundo”, completou Almada.

 

O objetivo principal do programa, que está disponibilizando seis vagas que serão divididas entres os alunos do primeiro ano do Iema de São Luís, Bacabeira e Pindaré Mirim, é propiciar a esse aluno uma vivência no idioma estrangeiro, conhecimento em outro sistema educacional, estabelecer relações com estudantes de outros países e estimulá-lo a concluir o ensino médio e seguir a carreira acadêmica ou profissionalizante. 

 

Os critérios para participação no edital que já está disponível no site da Secti foram apresentados pelo pró-reitor de Ensino do Iema, Elinaldo Soares, que destacou a iniciativa inédita do governo. “Esta é a primeira vez que estudantes da rede pública têm oportunidade de participar de um High School que com certeza irá impactar de forma positiva em sua formação profissional”, disse o pró-reitor.

 

Durante o alçamento da chamada pública, que contou também com as presenças do secretário adjunto da Secti, André Bello, da coordenadora do programa Cidadão do Mundo, Fabiana Moura, e do diretor do Iema São Luís, Moises Dias, o coordenador de Marketing da Via Mundo, Ivo Santos, falou aos alunos presentes no evento como será a ida deles para o exterior e sua permanência durante os seis meses do High School. Durante sua fala, ele destacou a importância da iniciativa do governo. “Esta é uma oportunidade única para estes alunos. Depois de uma oportunidade dessa eles voltam mais preparados para enfrentar os desafios que o mundo oferece e também com uma perspectiva mais transformadora”,  disse Ivo Santos.

 

Para a estudante Leilane Souza esta é uma oportunidade única para seu futuro profissional e sua vida pessoal. “Penso que esse é um sonho de todos os estudantes, mas que poucos conseguem realizar porque sabemos que um intercâmbio desses é muito caro e quase nenhum de nós pode bancar. Eu quero muito ser selecionada”, disse Leilane, que cursa Serviço Jurídico.

 

Aldiele Ferreira Vilela, da mesma turma de Leilane, também ficou empolgada com o lançamento do edital. “É uma experiência para a vida toda participar de um intercâmbio desses. Vou me inscrever e ficarei muito feliz se for selecionada.”

 

Requisitos

 

Para seleção dos alunos foram definidos alguns requisitos que podem ser consultados no edital. Entre eles estão ser aluno regulamente matriculado no primeiro ano de uma das unidades plenas do Iema, ter obtido, ao longo de 2016, notas iguais ou maiores que 8 em todas as disciplinas da Base Nacional Comum e possuir 98% de frequência no primeiro semestre deste ano. 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.