Curso intensivo sobre Enem é transmitido pela Univima

Professores e alunos situados nos 11 polos tecnológicos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) participaram, nesta quinta-feira (20), da primeira, de uma série de sete videoconferências, que abordarão temas relacionados às quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2009).

A atividade, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), por meio da Univima, e a Escola Multimeios. A aula, transmitida pelo Rio de Janeiro, foi ministrada pelos professores Manoel Gomes (Biologia), Adolfo Vallcorba (Física) e Sérgio Calvo (Química), que elaboraram o material didático do curso intensivo.     

Para o Enem deste ano, já se inscreveram 137.004 alunos em todo o estado. Com o objetivo de melhorar o desempenho dos participantes, a Seduc está utilizando a plataforma de transmissão simultânea para alcançar um número maior de estudantes do ensino médio na capital e interior do estado.  

Do estúdio da Univima em São Luís, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica, Elismar Azevedo Silva, disse que o projeto das videoconferências sobre o Enem vem sendo planejado desde o ano passado, mas que em função da antecipação da data de realização do exame para os dias 3 e 4 de outubro deste ano, a programação foi antecipada.

“Fomos pegos de surpresa, mas tenho certeza que conseguiremos alcançar os nossos objetivos, no sentido de preparar os alunos inscritos para o exame, aumentando suas chances de conseguirem uma vaga nas instituições de ensino superior”, assinalou Elismar Silva, que representou o secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão.

Antes de iniciar a transmissão da aula sobre ciências da natureza, a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Silvana Machado, fez uma breve explanação sobre a nova metodologia do Enem, que passou este ano a ser considerado como um instrumento de avaliação para o ensino superior, caso as instituições manifestem interesse de adesão à metodologia.

Silvana Machado, que também estava representando o secretário César Pires, agradeceu a intensa mobilização feita pelos gestores e professores dos municípios situados nas sedes dos polos, ao tempo em que falou do entusiasmo e alegria em realizar o curso para melhorar o desempenho do Maranhão no exame. “O que na verdade estamos fazendo é enriquecendo os conhecimentos hoje adquiridos em sala de aula pelos alunos”, destacou ela.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.