“De Volta para Casa” tem ações em 11 municípios

As ações do Programa De Volta Para Casa, realizado pelo Governo do Estado, terão prosseguimento em 11 municípios, de sexta-feira (21) a domingo (23). O principal objetivo é realizar trabalho de reestruturação das cidades atingidas pela enchente.

O Programa De Volta para Casa já percorreu 60 municípios, fazendo um trabalho integrado, com serviços de limpeza de vias públicas, desobstrução de estradas vicinais, distribuição de cestas básicas, de produtos de higiene, entrega de colchões e atendimento médico às populações desabrigadas e desalojadas.

Os municípios a serem visitados nesta edição serão Arari, Vitória do Mearim, Cantanhede, Codó, Matinha, Santa Quitéria, Bacabal, Paulo Ramos, São Luiz Gonzaga, Vargem Grande e Presidente Vargas.         

Filuca Mendes disse que a frente de trabalho está garantindo o retorno das famílias com segurança e, também, tratará do aspecto de documentação perdida pelas pessoas nas enchentes, além de checar todos os levantamentos, com objetivo da promoção da Bolsa Solidária, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Conforme dados da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), já foram reconstruídos mais de 50 km de estradas, permitindo o acesso e condições adequadas para o retorno das famílias. Também há a proposta de planejar investimentos sociais na construção de novas unidades habitacionais em locais mais seguros. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização com as famílias para que elas sejam transferidas para locais mais seguros e para que não sofram os mesmos problemas no ano que vem”, afirmou o secretário da Secid, Filuca Mendes.

No trabalho de limpeza das ruas e reconstrução das estradas vicinais foram usados retroescavadeiras, carregadeiras, caçambas, carros pipas, caminhões e veículos com equipamentos de borrifação.

Este ano, o Maranhão foi contemplado com recursos, para serem aplicados nos municípios atingidos, que serão liberados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, de acordo com aprovação do plano de trabalho elaborado pelo Governo do Estado.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.