Conferência de Economia Solidária acontece neste sábado

São Luís recebe neste sábado (17), no auditório do Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, s/n – Centro), a Conferência Territorial de Economia Solidária, preparatória para a Conferência Estadual de Economia Solidária, que acontecerá nos dias 30 de abril e 1º de maio, na capital.

O evento reunirá os municípios da região metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), onde aproximadamente 100 representantes de cada um dos municípios mobilizados escolherão delegados para representarem seus territórios na Conferência Estadual.

Uma das principais discussões do setor da Economia Solidária no Brasil perpassa pelo marco regulatório da atividade. Eles esperam chegar a esse entendimento durante a Conferência Nacional de Economia Solidária, que está marcada para o mês de junho, em Brasília.

Já foram realizadas outras quatro conferências territoriais, reunindo os Territórios da Cidadania do Baixo Parnaíba, Lençois-Munim, Vale do Itapecuru, Cocais, Médio Mearim, Serrado Sul, Amazônia Maranhense, Alto Turi, Gurupi, Campos-Lagos e Baixada Maranhense.

Economia Solidária

A prática da Economia Solidária é uma nova forma de produção, consumo e distribuição de riqueza, centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços socialmente justos. Ela se caracteriza pela autogestão, ou seja, pela autonomia de cada unidade ou empreendimento e pela igualdade entre os seus membros.

De acordo com o mapeamento realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, foram identificados, no Maranhão, 793 empreendimentos solidários em diversos setores, como o artesanato e agricultura familiar, envolvendo assim milhares de famílias da zona rural e urbana, gerando com isso trabalho, renda e uma política de auto-sustentabilidade respeitando os limites do meio ambiente e estabelecendo relações de parcerias entre seus colaboradores.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.