Cinzas de vulcão voltam a fechar aeroportos

Quinze aeroportos do norte da Espanha já estão fechados e devem ficar assim ao menos até às 18h deste sábado
Os aeroportos de Barcelona e de outras cidades da Catalunha, no nordeste da Espanha, foram fechados às 12h GMT deste sábado (9h de Brasília), por conta do avanço da nuvem de cinzas vulcânicas vinda da Islândia. anunciou o ministro de Transportes da Espanha, José Blanco.

Quinze aeroportos do norte do país já estão fechados e devem ficar assim ao menos até às 18h deste sábado (8) – 13h no Brasil -, por conta da nuvem de cinza, informa a AENA, organismo que administra os aeroportos espanhóis.

Os terminais fechados são os das cidades de Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Zaragoza, Pamplona, La Rioja, Santiago de Compostela, La Coruña, Vigo, Santiago del Monte (Astúrias), Santander, Burgos, León, Valladolid e Salamanca.

A AENA informou ainda que a reabertura ou não dos aeroportos dependerá da evolução da nuvem de cinzas, que chegou ao espaço aéreo espanhol por volta das 2h deste sábado (21h de sexta-feira, 7, em Brasília).

A AENA seguiu orientação da Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), depois que foi confirmada a direção tomada pelas cinzas das erupções recentes do vulcão islandês.

No total, 190 voos estão programados nos aeroportos afetados.

A companhia espanhola de ferrovias, Renfe, reforçou com três trens duplos, com capacidade para 2,4 mil passageiros, o trajeto entre Madri e Barcelona.

Além disso, ampliou a oferta de média distância em direção ao noroeste como Madri-Valladolid, Madri-Santander, Madri-Leão, Madri-Bilbao e Madri-Gijón.

Portugal

A Aeroportos de Portugal (ANA) confirmou a suspensão de 104 voos no país devido às cinzas.

O aeroporto de Faro, situado na turística região do Algarve, cancelou 50 voos; o Francisco Sá Carneiro do Porto (norte), 36; e o de Lisboa, o maior de Portugal, 18.

A suspensão das rotas afeta as partidas e as chegadas e está provocando também atrasos.

Na França, o serviço meteorológico prevê que as cinzas vulcânicas devem chegar no fim do dia ao sul do país.

Em toda a Europa, há cerca de 25 mil voos programados para este sábado.

No mês passado, o espaço aéreo europeu ficou fechado em grande parte durante uma semana, após a erupção do vulcão islandês, o que bloqueou milhares de passageiros e provocou caos no continente, com reflexos em outros países.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.