Assembleia Legislativa homenageia Militão Gomes

A Assembleia Legislativa reconheceu o desembargador aposentado Militão Vasconcelos Gomes, 73 anos, pelos serviços prestados e dedicação em favor da sociedade maranhense concedendo a Medalha do Mérito Legislativo Manoel Bequimão, maior honraria oferecida pela Casa. A solenidade foi realizada na manhã de hoje (quinta-feira, 15) e contou com a presença de autoridades e familiares do desembargador.

 

A homenagem foi concedida através do Decreto Legislativo 361/2009 de autoria do deputado Pavão Filho. Foi dele as palavras para justificar a escolha da entrega da medalha a Militão Gomes. Ele lembrou algumas atuações do homenageado, entre elas o trabalho em prol do Tribunal de Justiça do estado. “Militão Gomes é uma referência de homem justo, o que honra o Poder Judiciário do Maranhão e justifica esta merecida homenagem”, disse o parlamentar durante o discurso na tribuna.

 

Em agradecimento à homenagem, Militão Gomes lembrou da “peregrinação profissional pelas comarcas do estado e, posteriormente, na capital, na honrosa tarefa de distribuir justiça”, quando pôde conhecer de perto as necessidades sociais e o anseio da justiça do povo maranhense.

 

“Esse momento indica que fui útil e se destaca ainda mais porque estou aposentado. Quero dizer também que quando exerci a presidência do TJ começou a mudança na Justiça, tornando-se mais transparente. A partir desse momento o Tribunal de Justiça começou a se modificar e hoje está num patamar diferente”, relembrou o homenageado.

 

O presidente da Assembleia Legislativa também dedicou algumas palavras ao desembargador Militão Gomes. “É uma trajetória exitosa e que enche de orgulho os maranhenses. Lembro que esta mesma homenagem foi recebida pelo ministro Gilmar Mendes, também do poder Judiciário, por enfrentar a situação carcerária. Fazer essa homenagem nos mostra que no poder Judiciário temos belíssimos exemplos de carreira”, finalizou.

 

Além dos parlamentares, familiares e amigos do homenageado, a solenidade contou com a presença do presidente do TJMA, o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, o secretário municipal de Governo, Albertino Leal de Barros Filho, representando o prefeito João Castelo, e o desembargador Vicente Ferreira Gomes.

 

HISTÓRICO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

O desembargador Militão Vasconcelos Gomes é natural de Timon, nascido em 7 de julho de 1936. É filho de Manoel Felismino Gomes e Constança Vasconcelos Gomes. Casou com Evangelina Gedeon Gomes com quem teve cinco filhos. Formou-se no curso de Direito na Universidade Federal do Piauí, em 1965.

 

Na sua carreira profissional, exerceu, entre outras, funções de escrituário na Prefeitura Municipal de Timon, ocupou o cargo de vereador por dois mandatos. Em 1968 foi juiz da comarca do município de Piracuruca, no Piauí. Foi também promotor de Justiça do Maranhão.

 

O desembagador Militão Gomes tem uma extensa folha de serviços prestados à Justiça do estado do Maranhão. Contribuição reconhecida diversas vezes com prêmios e troféus.

 

Em 1996 assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, exercendo a vice-presidência no biênio 2002/2003 e em 2005 a presidência da instituição. Aposentado da Magistratura Maranhense no início do mês de julho de 2006.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.