Alunos da Sementinha recebem noções sobre saúde bucal

Com muita música, encenação de peça, pintura e apresentação de vídeos, a manhã de hoje (11) foi de atenção à saúde bucal de 102 crianças da Creche Escola Sementinha, da Assembléia Legislativa. Professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ensinaram de forma criativa e atenciosa a importância dos cuidados com os dentes. No final da programação, as crianças participaram de um momento de aplicação de flúor.

A atividade foi aprovada pelos alunos que estiveram atentos às orientações dadas pelas professoras e convidados sobre como manter os dentinhos sempre saudáveis. A abertura aconteceu no auditório da Escola Sementinha. No local foi exibido o filme “A lenda do rei do dente”, ensinando sobre os cuidados da escovação, ressaltando a importância da escovação por pelo menos três vezes ao dia, com quantidade ideal de creme dental, além de reforçar a importância da visita ao dentista uma vez por ano.

Ainda no auditório, os alunos da disciplina Odontologia em Saúde Coletiva, do 5º período da UFMA, encenaram uma peça que teve como protagonista o menino chamado Joãozinho. Por conta da falta de escovação após a ingestão de doces, ele desenvolveu várias cáries. Graças à atuação da Super Escova e do Fio Dental, também personagens do momento, nada de ruim aconteceu e os dentes de Joãozinho foram salvos. As crianças mostraram que aprenderam a lição.

Em um segundo momento as crianças retornaram a sala de aula para participar de mais atividades lúdicas. Alguns alunos receberam noções sobre a forma adequada de uma boa escovação, enquanto outros aprenderam uma música que fala sobre como deixar os dentes brancos. Também aconteceram exercícios com pintura e massa de modelar. Após essa etapa individual eles seguiram para a aplicação de flúor.

Os dentistas Allan Patrício e a Tereza Ahid coordenaram as atividades. É a segunda vez que a Sementinha abre as portas e recebe profissionais e alunos para desenvolver ações voltadas à saúde bucal. A programação de hoje serviu como prática da disciplina que tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos ensinar a importância da boa higiene aliada à boa dieta.

“Por anos a Odontologia foi vista por conta da dor. Nossa intenção é trazer a importância da prevenção através de atividades lúdicas. É importante esse trabalho na escola, mas de nada serve se não houver possibilidade repetir em casa”, recomenda o professor. Nos dois dias de atividade na escola Sementinha, 27 acadêmicos prestarão atendimento para o total de 202 alunos. A manhã de hoje foi destinada as turmas do Infantil II ao 3ª ano. Amanhã, serão aos alunos do Maternal I ao Infantil I.

A diretora da Escola Sementinha, Cynthia Brito, agradeceu a parceria com os acadêmicos e professores da UFMA e ressaltou o trabalho rotineiro realizado na instituição. “Nosso trabalho é de prevenção, mostrar às crianças a importância da escovação sempre após as refeições. Não descartamos a importância da visita ao dentista, mas que seja feita só pela regularidade e não incentivada por um problema por conta de falha de higienização bucal”, explicou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.