Agentes fiscais do Inmeq-MA recebem diplomas na área de metrologia legal

Agentes fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) receberam diploma dos cursos de metrologia legal e de objetos regulamentados, durante cerimônia realizada na manhã de hoje, 30/03, no palácio Henrique de La Roque.  O curso foi oferecido pelo Inmetro e contou com a participação de 37 fiscais do INMEQ-MA.

A cerimônia de diplomação contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, do secretário de estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo; e do presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior; a promotora de Defesa do Consumidor, Litia Cavalcanti; o defensor geral do Estado, Werter de Morais Lima e o superintendente da Codevasp no Maranhão, Jones Braga.  Na ocasião, também foram homenageados os servidores mais antigos em atividade e os aposentados.

O vice-governador Carlos Brandão ressaltou que uma das metas do governo é a justiça social, o que inclui desde a construção de escolas à saúde como em outras áreas como também a defesa do consumidor. “O Inmeq-MA está bem enquadrado neste projeto de justiça social, pois tem feito bem sua parte no trabalho em favor da sociedade”, disse Brandão.

Carlos Brandão reforçou ainda o papel desempenhado pelos fiscais. “Temos aqui profissionais da metrologia legal, entre formandos e homenageados, que, certamente, em suas vidas profissionais aperfeiçoaram e que passarão a colaborar, ainda mais, com o trabalho do Inmeq”.

O presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior, falou sobre a função do órgão, que exerce atividade de defesa do consumidor nas suas relações de consumo. “O trabalho do Inmeq-MA garante que o consumidor pague o preço justo, por aquilo que está comprando. Por isso, fiscalizamos brinquedos, balanças e outros instrumentos metrológicos visando garantir a prover confiança à sociedade nas medições e nos produtos”, disse.

Ao parabenizar o Inmeq-MA pela capacitação, o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, agradeceu a dedicação e compromisso dos profissionais do Inmeq e anunciou investimentos. “Recentemente, por meio de contrapartida de um grande investimento que se instalará em São Luís, vamos receber um caminhão e vários outros materiais que vão contribuir para o trabalho, desenvolvimento e execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços”, garantiu o secretário Simplício Araújo. A doação dos materiais, como caminhão e diversos outros equipamentos, é parte de contrapartidas firmadas por meio de termo de compromisso entre o Governo do Maranhão e a empresa Raízen.

Durante a cerimônia, foram citados todos os nomes dos 37 agentes fiscais que concludentes dos cursos. “Este curso, além de nos proporcionar conhecimentos fundamentais e indispensáveis na área da metrologia legal, é também o critério para que estejamos aptos junto ao conceituado Inmetro para o exercício das atividades de fiscalização dos instrumentos de medição e dos objetos pré-medidos e desta forma garantir a qualidade de produtos visando e tendo sempre como compromisso a proteção do consumidor”, disse Camila Renata Ferreira dos Santos, a oradora da turma.

 

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.