Vereadora apresenta projeto de Hospital veterinário publico em São Luis MA

DSC02960Atendendo a um pedido da Ong Bicho Feliz e  sensibilizada com a  causa animal a vereadora Bárbara Soeiro/PMN apresentou  PL na Câmara de vereadores de São Luís Ma para a construção do primeiro hospital público veterinário.

Não será apenas um hospital veterinário, mas um nosocômio  multiprofissional onde  atuarão médicos sanitaristas, veterinários, biólogos, zootecnistas, etc. Oferecerá  além do atendimento veterinário, o acompanhamento aos humanos portadores de patologias consideradas zoonoses.

Muitos desconhecem que Zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas aos seres humanos e vice-versa.  Geralmente estas doenças são provocadas por parasitas hospedados em animais. Porém, as zoonoses também podem ser provocadas por micro organismos como, por exemplo, vírus, bactérias e fungos causados pela falta de saneamento básico o que é uma realidade na nossa capital, tornando assim os nossos animais alvos fáceis dessas doenças e vítimas em potencial da ignorância da sociedade e do descaso das autoridades.

Será um centro de referência para identificação e controle das principais doenças de notificação compulsória – zoonoses e não zoonoses- que afetam tanto humanos quanto os animais, como a Raiva, Leishmaniose cutânea e visceral, Filariose, Esquistossomose, Doença de Chagas, Neurocisticercoses ( Teniases), Strongiloidiáse, Botulismo, acidentes por animais peçonhentos, Cólera, Dengue, Febre amarela, Malária, Peste, Leptospirose, Hantavirus, Peste bubônica, Sarna, Toxoplasmoses, Tuberculose,  Criptococose, Cinomose,  Timoma, Parvovirose, babesiose, Pênfigo foliáceo (fogo selvagem) e outras inúmeras doenças não zoonóticas que sofrem os nossos peludos, penosos e outros,  desconhecidas até da maioria dos veterinários locais.

Além dos atendimentos clínicos, o hospital  terá a pretensão de oferecer serviços de radiologia, acupuntura, fisioterapia, imunização, controle populacional com ética, laboratório de análises clínicas dentre outros serviços.

E como essa sempre foi uma preocupação da Ong Bicho Feliz concernente ao verdadeiro significado de Saúde Pública voltada para a população humana e a saúde e o respeito aos direitos animais buscou estabelecer  uma parceria com o poder legislativo municipal através da vereadora Bárbara Soeiro para preencher essa lacuna crônica  na nossa saúde coletiva.

Um hospital voltado para o bem estar de toda a sociedade que ansiava por um hospital que assistisse esses entes tão queridos e necessários ao nosso convívio  e o próprio equilíbrio ecológico..

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.