Unidade Móvel de Saúde da Mulher entra em operação

A diretora do Viva Mulher, Crisális Fonseca, representou a Secretaria de Estado da Mulher na solenidade de apresentação da Unidade Móvel de Saúde da Mulher no Maranhão, ocorrida nesta quinta-feira (8), no São Luís Shopping. A unidade é uma iniciativa da Federação das Entidades Cristãs do Estado do Maranhão, por meio do Projeto Fome e Sede de Justiça, com apoio do Governo do Estado.

A unidade, que se assemelha as do Viva Cidadão, oferecerá serviços gratuitos na área de saúde, como exames de mamografia, ultrassonografia e preventivo ginecológico, clínica médica e um posto de coleta para exames de sangue, fezes e urina.

“Um projeto magnífico, que conta com o total apoio do Governo do Estado e que só tem a somar com as ações já desenvolvidas. Aproveito para falar sobre a nossa unidade móvel, que em breve estará nas ruas e também percorrerá vários municípios, com serviços extensivos a outras áreas”, disse Crisális Fonseca.

O projeto da Unidade Móvel de Saúde da Mulher no Maranhão tornou-se realidade graças a uma Emenda Parlamentar proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS). O veículo, que percorrerá vários municípios maranhenses, tem a capacidade para atender até 400 pessoas por dia. Os atendimentos serão feitos por ginecologistas, radiologistas, enfermeiras, técnicos em enfermagem e nutricionistas.

O evento contou com a presença da deputada Eliziane Gama e do doutor Roberto Kikawa, que ministrou palestra sobre sua experiência em atendimento clínico e cirúrgico por meio de um programa de saúde itinerante que atende a comunidades carentes em São Paulo, conhecido como projeto CIES.

Um dos maiores objetivos do empreendimento é combater o câncer, que no Maranhão, tem estimativa populacional de mais de 3 milhões de mulheres e há apenas um hospital com atendimento exclusivo para tratamento de câncer, o Hospital Aldenora Bello.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.