Transporte semiurbano volta a operar com 100% da frota na próxima segunda-feira (8)

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) publicou portaria (284/2020) determinando a circulação de 100% da frota do sistema de transporte coletivo semiurbano a partir do dia 08 de junho. A portaria estabelece ainda que os passageiros devem utilizar máscaras de proteção e que as viagens sigam somente com passageiros sentados. O sistema de transporte coletivo intermunicipal semiurbano abrange os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

As empresas que operam no sistema de transporte semiurbano devem, também, manter e intensificar todos os procedimentos de prevenção ao COVID -19 estabelecidos na Portaria n.º 250 da MOB de 18 de março de 2020, onde se destaca a necessidade de higienização dos veículos com água e sabão e/ou álcool a 70%, nas superfícies que são tocadas com mais frequência, como barras, assentos, portas, antes de cada viagem.

“Com a volta de algumas atividades comerciais, o número de pessoas circulando no sistema de transporte semiurbano aumentou e a determinação da operação de 100% da frota objetiva maior disponibilidade de ônibus para a população e com isso menos aglomeração dentro dos ônibus, permitindo que sejam cumpridas as regras da portaria 284 da MOB”, esclareceu Lawrence Melo, presidente da MOB.

Higienização e fiscalização

O transporte Aquaviário de passageiros também segue os protocolos de prevenção ao coronavírus de acordo com a portaria 250 da MOB.

As empresas que operam os ferry boats realizam a pulverização das embarcações com produtos saneantes a cada viagem, onde é feita ainda a limpeza dos assentos e corrimões com água e sabão.

Já nos terminais de integração de São Luís, a MOB em conjunto com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa/SES), Polícia Militar do Maranhão e Corpo de Bombeiros continua as fiscalizações. Hoje os agentes estiveram nos Terminais do Bairro da Cohab e  do São Cristóvão.

Durante a ação foi realizado trabalho de conscientização da importância e obrigatoriedade do uso de máscara de proteção e da necessidade de evitar a superlotação no transporte coletivo. Também foi verificado o processo de higienização dos ônibus.

Fonte: Mob

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.