TESOURO DIRETO – É POSSÍVEL PERDER DINHEIRO NESTA APLICAÇÃO

“Quem investe no Tesouro Direto deve optar por títulos prefixados e IPCA+ somente se estiver planejado para manter o investimento até seu vencimento, caso contrário estará suscetível a perder dinheiro” explica o Educador Financeiro do Blog de Valor

Muitas pessoas buscam diversificar as formas de investir o dinheiro. Uma das alternativas é a utilização da plataforma do Tesouro direto, a qual permite ao investidor investir em títulos emitidos e garantidos pelo Governo Federal. Existem três modalidades básicas desses títulos, o Tesouro Selic, que acompanha diariamente a taxa Selic, os prefixados e os remunerados pela inflação mais uma taxa fixa anual. Esses títulos são ativos de renda fixa que permitem o cálculo da rentabilidade do rendimento no momento da aplicação, diferente da renda variável.

No ano de 2017 mais de 1,5 milhão de meio de pessoas encontravam-se investindo neste segmento, já em julho de 2018 o número de investidores cadastrados chegou a 2.397.549 de pessoas. Mesmo com todas essas qualidades é possível perder dinheiro com investimentos no Tesouro direto, afirma André Bona, Educador Financeiro do Blog de Valor. Um dos casos de perda de dinheiro nesse tipo de investimento é a venda anterior ao prazo. Nesse caso ocorre um fenômeno chamado Marcação a mercado.  “Os Títulos prefixados e IPCA+, do tesouro, vão sendo precificados diariamente, de acordo com as condições do mercado, por isso tem oscilações. O mercado se transforma, as taxas de juros vão mudando e os títulos vão recebendo seu valor da data que o investidor compra até o vencimento”, explica Bona.

No caso da rentabilidade, ela só é garantida se o título for levado até a data de vencimento, só nesse momento será resgatada a taxa pactuada. “Se por acaso o investidor resolver sair dessa aplicação, quebrando o prazo, pode acontecer de ter variação no preço, possibilitando uma rentabilidade maior do que a estabelecida no período, pior ou até que cause prejuízo”, afirma o Educador Financeiro.

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país. Atualmente participa do programa de Educação Financeira do BTG Pactual Digital, sendo a plataforma do maior banco de investimento da América Latina.

Como um dos Educadores Financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 100 mil inscritos em seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia – USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 150 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 90 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.