Temporada 2019 do Palco Giratório no Maranhão encerra circuito com programação em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias
A edição 2019 do Palco Giratório está em sua última temporada no Maranhão. De 24 de outubro a 02 de novembro, São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias recebem o espetáculo “Meu Seridó” da Cia Casa de Zoé (RN), além da Oficina “Quem conta um conto ponteia um canto”, ministrada pelo grupo para artistas locais, e o circuito especial AudiodescriçãoLAB (PE/SC). Toda a programação é gratuita.
Em um passeio pelo sertão, o espetáculo “Meu seridó”, da Companhia Casa de Zoé (RN), traz para o Maranhão música, humor e reflexão sobre a relação do homem e o sertão. Em apenas uma hora, dez mil anos de uma rica história passarão pelos olhos do público, apresentando histórias do sertão do Rio Grande do Norte em um passeio imaginário e delirante por um lugar arcaico e mítico. As apresentações acontecem dias 27 e 30 de outubro e dia 01 de novembro em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias, respectivamente.
O circuito especial do Palco Giratório 2019 percorre o Brasil com propostas que envolvem a realização de residências, mapeamentos e oficinas estendidas para artistas e público interessado nas temáticas. Com foco na acessibilidade, nesta última etapa São Luís recebe a AudiodescriçãoLAB, que engloba uma oficina de teatro para experimentação cênica, ação de mediação para espetáculo com audiodescrição e um pensamento giratório.
Reunindo 28 participantes, a oficina ministrada por Andreza Nóbrega (PE/SC) de 24 a 26 de outubro, no Teatro Sesc, é destinada a pessoas com deficiência visual e integrantes de movimentos de luta pela acessibilidade. São abertas ao público as programações: Pensamento Giratório, que propõe uma reflexão sobre algumas estratégias de acessibilidade realizadas em cena e para a cena, e a mediação, uma ação para as pessoas espectadoras da audiodescrição uma hora antes da apresentação do espetáculo “Meu Seridó”.
Sobre o Palco Giratório
Promovido pelo Sesc, o Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas que intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Com a proposta de destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte, dentre as temáticas eleitas neste ano estão a importância do diálogo, da empatia, do encontro das diferenças, a visibilidade negra, a cultura indígena, as questões do feminino e a diversidade.
PROGRAMAÇÃO – PALCO GIRATÓRIO (4ª ETAPA)
CENA EXPANDIDA: AUDIODESCRIÇÃOLAB – ANDREZA NÓBREGA/ VOUVER ACESSIBILIDADE – PE/SC
OFICINA
24 a 26 de Outubro (quinta a sábado)
14h às 18h – Oficina: “AudiodescriçãoLAB – Experimentação Cênica”
A oficina propõe uma travessia pela linguagem teatral através do intercâmbio entre o universo vidente e não vidente.
Público-alvo: pessoas com e sem deficiência visual com desejo para experimentarem práticas teatrais em diálogo com a audiodescrição.
Carga horária: 12 horas
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton / Av. dos Holandeses – Jardim Renascença II
PENSAMENTO GIRATÓRIO
26 de outubro (sábado)
18h30 – “AudiodescriçãoLAB e Acessos nas Artes Cênicas. Ser artista? Ser espectador? Eis uma das questões” com Andreza Nóbrega/PE e mediação de Vilson Moraes
Propomos refletir sobre algumas estratégias de acessibilidade realizadas em cena e para a cena dialogando com a realidade local das pessoas com e sem deficiência.
Local: Sala Sesc de Exposições / Av. dos Holandeses – Jardim Renascença II
OFICINA
27 de outubro (domingo)
16h às 17h – Mediação AudiodescriçãoLAB
Ação de mediação com as pessoas espectadoras da audiodescrição, 1h antes do espetáculo.
Local: Sala Sesc de Exposições / Av. dos Holandeses – Jardim Renascença II
CIA CASA DE ZOÉ– RN
SÃO LUÍS
27 de outubro (domingo)
17h – Espetáculo “Meu seridó”
Você conhece o Seridó? Um espetáculo teatral resolveu trazer o sertão do Rio Grande do Norte até você através de um passeio imaginário e delirante por este lugar arcaico e mítico.
Teatro adulto
Classificação: livre
Duração: 65 min
Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton /Av. dos Holandeses – Jardim Renascença II
OFICINA
28 de outubro (segunda-feira)
16h às 22h – Oficina: “Quem conta um conto ponteia um canto”
Oficina organizada em três tópicos: O pulso e o impulso na musicalização; A música da cena que organiza (e compactua com) o ritmo em silêncio e a Exploração de três fundamentos da música para o corpo e voz.
Público-alvo: atores, músicos e bailarinos.
Carga horária: 6 horas
Local: Pequena Cia de Teatro / Rua 28 de julho, 295 – Centro.
ITAPECURU-MIRIM
29 de outubro (terça-feira)
14h às 20h – Oficina: “Quem conta um conto ponteia um canto”
Local: Biblioteca Sesc Ler
30 de outubro (quarta-feira) 19h – Espetáculo “Meu seridó”
Local: Praça da Cruz
CAXIAS
01 de novembro (sexta-feira)
19h30 – Espetáculo “Meu seridó”
Local: Praça Dom Luís Marelim / Praça da Chapada.
02 de novembro (sábado)
14h às 20h – Oficina: “Quem conta um conto ponteia um canto”
Local: Centro de Cultura José Sarney