SIMPÓSIO INTERNACIONAL COM AUTOR CHINÊS DO ESTUDO SOBRE A “ROTA DA SEDA”

A Fundação Sousândrade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), realiza de 11 a 13 de julho em São Luís  o Simpósio Internacional “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: oportunidades ne negócio e de desenvolvimento para o Brasil”. O evento tem como objetivo fornecer informações estratégicas sobre o projeto, e proporcionar uma visão do leque de oportunidades de desenvolvimento econômico que surge para o Brasil com a inserção da capital maranhense na Nova Rota da Seda da China.

A abertura do Simpósio será nessa segunda (11.07) às 9H no Palácio dos Leões. Na terça – feira (12.07) acontece uma agenda sobre o setor de Logística Marítima na sede do Porto do Itaqui. E na quarta – feira (13.07) o evento prossegue com uma palestra sobre o setor de Logística Ferroviária, na sede da FIEMA.

Um dos formuladores da Expansão da Rota da Seda é o professor Paul Lee, PhD, professor da Universidade Zhejiang (China), que virá ao Maranhão, na condição de convidado do Governo do Estado, para um amplo debate sobre o que poderá realmente representar a inclusão da capital na Rota da Seda.

Desde 2013, a China executa o Plano BRI (Belt & Road Initiatives), uma proposta de cooperação internacional, com objetivo de instituir um gigantesco programa mundial de investimentos. São Luís é apontada no estudo “Strategic locations for logistics distributions centers along the Belt & Road” de 2022, elaborado pelos mais renomados especialistas do mundo. A capital maranhense possui extraordinárias condições para receber tal projeto pelas conexões rodoviárias, ferroviárias e condições portuárias excepcionais. A ligação feita pela Ferrovia Norte-Sul, eixo principal do transporte de cargas do Brasil, interligando malhas ferroviárias das cinco regiões do país, é um exemplo. Na região chamada de Arco Norte, nenhum estado possui condições similares de logística de transporte.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Reinaldo Tavares, a inclusão de São Luís no maior programa de expansão econômica do mundo, o da China vai garantir vultosos recursos para infraestrutura, centrais de distribuição de mercadorias e acesso privilegiado para exportação a outras países que compõem o projeto.

“Além de estreitar essa parceira fundamental com a China, a vinda do professor Lee vai nos subsidiar de informações essenciais a uma fase inédita de desenvolvimento socioeconômico para o Maranhão e, é claro, para nos preparamos para isso”, explica o ex-governador.

Prof. Paul Lee, expert em logística global, PhD, professor da Universidade Zhejiang (China), que virá a São Luís como convidado do Simpósio Internacional sobre as Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China.
O Sec. Estadual José Reinaldo Tavares (SEDEPE), que está à frente do Simpósio Internacional sobre Logística Global e a Nova Rota da Seda da China.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.