Setor odontológico da AL ampliará faixas de atendimento

Há quatro anos, Luzia Dourado de Castro trabalha no setor de Patrimônio da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Com expediente integral, afirmou que antes não tinha tempo para cuidar da saúde dos dentes. Desde o dia 19 de abril essa situação mudou com a inauguração das novas instalações da Seção de Serviços Odontológicos, vinculada à Diretoria de Assistência Médica e Social (Damas). Na segunda quinzena deste mês, mais uma novidade aos servidores e funcionários da Casa, o atendimento será estendido aos dependentes descendentes de até 18 anos.

“Já estou terminando meu tratamento. É muito bom porque quem trabalha o dia todo não tem como ir a um consultório fora do local de serviço. Aqui a estrutura é muito boa e com uma excelente equipe”, elogiou Luzia Dourado, acrescentando ainda ser bem-vinda a extensão do atendimento aos filhos dependentes.

O Setor de Odontologia já funcionava na antiga sede da Assembleia, na Rua do Egito, Centro, com um consultório. Após a inauguração da sede no Sítio do Rangedor, a estrutura passou ainda por reformas de ampliação das instalações, que visavam abrigar dois consultórios para atendimento aos pacientes. A nova instalação conta com todos os equipamentos novos e de última geração, buscando oferecer o melhor aos seus pacientes.

A coordenadora do setor, Dra. Larissa Burnett Marão, reforçou a excelência da instalação dos dois consultórios. “A estrutura está adequada tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Todos os equipamentos e materiais são de qualidade, tudo também aprovado pela Vigilância Sanitária. Toda essa preocupação para oferecer um bom atendimento aos pacientes”, ressaltou a dentista.

ATENDIMENTO

Uma equipe composta por 10 profissionais atende a média de seis a oito pessoas por dia. As consultas são realizadas durante as segundas-feiras a tarde. De terça a sexta-feira, o atendimento acontece pela manhã. Nesses primeiros meses, o atendimento foi voltado para funcionários e servidores da Assembleia e, também, para alunos da Creche Escola Sementinha. Na segunda quinzena deste mês, os dependentes descendentes, ou seja, os filhos, de até 18 anos, também poderão ter atendimento gratuito pelo setor odontológico da Assembleia.

As consultas são agendadas no início do expediente, tendo marcação por horário de chegada. Para atendimento, o servidor ou funcionário deve possuir cadastro na Seção de Serviços Odontológicos. Há necessidade de informar a matrícula para expedição da carteira. Os profissionais que atuam no local são capacitados para atender casos de média e alta complexidade nas áreas de endodontia (tratamento de canal), clínica geral, que envolve restauração, extração, limpeza e periodontia (tratamento gengival), além de odontopediatria, voltada para atendimento infantil.

A Dra. Larissa Burnett Marão lembrou ainda de um dos projetos que serão implantados pelos profissionais que fazem parte do Setor de Odontologia. “Além de focar a parte curativa, vamos trabalhar a prevenção. Temos um projeto para iniciar na Creche de fluorterapia, com acompanhamento mais próximo das necessidades que as crianças possuem”, explicou. Segundo ela, em alguns casos, o intervalo da aplicação de flúor pode exigir menos tempo, passando de uma vez por semestre para a cada três meses.

Fazem parte da equipe de atendimento as dentistas: Dra. Maria Edla Costa Pinheiro Araújo, Dra. Maria Irany de Jesus Andrade Santos, Dra. Roseane Pessoa Lima, Dra. Jânia Natilda Sousa de Matos, Dra. Caroline Chavier Pereira e a Dra. Lorena Nina Padilha. Cada consultório conta ainda com duas auxiliares, uma esterilizadora e outra atendente de consultório dentário (ACD), são elas, Lucilene Lima Santana e Dilcenete Maria Borges Ribeiro, responsáveis pela higienização dos instrumentais. Francisca de Jesus Silva de Sousa e Maria Augusta Medeiros são as duas atendentes.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.