Setembro Amarelo: alunos da rede municipal de ensino participam de palestras sobre prevenção ao suicídio

Como gesto de valorização à vida, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), juntamente com as secretarias de Saúde (SEMUS), Assistência Social (SEMAS), e o Conselho Tutelar, deu início, na manhã dessa quarta-feira, 21, às atividades em alusão ao Setembro Amarelo em seis escolas da rede municipal de ensino: U.I Jarbas Passarinho, U.I Rosa Reis, Escola Rural, U.I Criança Esperança, Colégio Militar Tiradentes e U.I Sarney Filho.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional, que visa chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

A abertura se deu com a palestra “Suicídio”, proferida pela psicóloga Silvia Sampaio, coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), envolvendo os alunos do 6º ao 9º ano da U.I Jarbas Passarinho, localizada no bairro Araçagy, para ouvir e tirar dúvidas sobre o tema.

Participaram da ação, a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), professora Maria do Socorro Araújo; a assistente social Maria das Graças; a psicóloga Carliane Bacelar; a advogada Nilcia Monteiro de Oliveira; a supervisora da escola, Tereza Raquel Oliveira; professores e funcionários.

Durante o encontro, os profissionais promoveram dinâmicas nas quais os alunos puderam expor um pouco de seus sentimentos. Também foi entregue aos estudantes um folder informativo com os locais de atendimento dentro do município e fluxo de atendimento, sinais de alerta e prevenção. Sendo fundamental para conscientizar e incentivar os alunos a buscarem ajuda psicológica quando necessário.

“Falar sobre suicídio é delicado, mas a nossa proposta foi trazer as informações sobre o tema com um olhar de como podemos prevenir. A ideia de falar com os adolescentes é trazer o foco nas soluções e formas de lidar com as dificuldades, porque os jovens estão em uma fase de transformações e desenvolvimento”, pontua a psicóloga Silvia Sampaio.

Tereza Raquel Oliveira destacou a importância dos profissionais do CREAS realizarem a palestra em alusão ao Setembro Amarelo. “A campanha é muito importante na prevenção ao suicídio, um tema que precisa ser mais discutido nos dias atuais. É muito relevante mostrar aos nossos alunos que eles não estão sozinhos, e que se precisarem de ajuda nós estaremos aqui para prestar todo o suporte que está ao nosso alcance”, finalizou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.