SET APRESENTA NOVAS TECNOLOGIAS PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DA CAPITAL

O  SET / Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís anunciou em primeira mão os novos investimentos em tecnologia de ponta que vão proporcionar mais segurança, qualidade e controle ao sistema de transportes coletivos da capital.

O Vice – Presidente do SET Gilson Caldas Neto recebeu a imprensa na última terça – feira (22.11) e apresentou a novidade da implantação do sistema de monitoramento e controle da frota da capital. Segundo Gilson Neto, após a licitação do setor de transportes, o SET está com maiores condições para empenhar-se ainda mais em prol da modernização do sistema de transportes. E a primeira decisão foi unificar as medidas adotadas, beneficiando de forma igualitária todas as empresas do atual sistema.

“Nós empresários, assim como a população, desejamos que o sistema de transportes seja não apenas eficiente, mas também transparente. Após muitas pesquisas, investimos em tecnologia de ponta para a instalação do que há de mais moderno que é o sistema de GPS embarcado na frota, associado a um CCO / Centro de Controle de Operações do Sistema, que nos permite monitorar em tempo real toda a operação das linhas em uma única base de dados, e assim agilizar a tomada de decisões, fazer eventuais correções operacionais da frota e melhorar a questão da segurança nos ônibus. Tudo isso foi feito no tempo recorde de um mês pela empresa M2M Solutions, que é líder no setor e que opera hoje no país e no exterior”, explicou o vice-presidente do SET Gilson Neto.

Na prática, o rastreamento de frota é feito com base na moderna tecnologia GPS (Global Positioning System / Sistema de Posicionamento Global) associada aos recursos da telefonia celular (GSM/GPRS) para a transmissão de dados. A nova ferramenta permite ao operador do sistema de transportes o monitoramento eficaz da frota, com informações precisas em tempo real sobre localização, direção e velocidade de cada veículo. A combinação do rastreamento por satélite com a telefonia celular oferece ao frotista soluções como monitoramento online, na própria garagem, sem necessidade de intermediação da empresa de rastreamento. Além disso, permite ainda acompanhamento de eventos em cada veículo minuto a minuto; confecção de mapas digitais; visualização em vídeo na garagem de cada linha ou rota rastreada; confecção de relatórios de viagens e de exceções e comunicação bidirecional em tempo real. Gera-se portanto otimização, redimensionamento dinâmico com controle exato e preciso de todos os eventos discriminados, garantindo um total e absoluto controle da frota. É mais segurança para as empresas e seus operadores no trabalho de escalonamento dos ônibus controlados passo-a-passo. E para os usuários e rodoviários, os benefícios vão além da eficiência das linhas; mas representará também um maior nível de segurança, uma vez que o SET, a SMTT, a PM e a Sec. Estadual de Segurança Pública estarão unidas na fiscalização e no combate ao crime na capital maranhense.

No total, o sistema de GPS foi instalado em mais de mil ônibus. E 170 linhas já foram inseridas no sistema de monitoramento, assim como mais 5 mil pontos de paradas. Agora os operadores do sistema, cobradores, motoristas e os demais colaboradores passam por treinamentos para aprender a operar as novas ações que o sistema oferece. O prazo aproximado para a conclusão desses treinamentos é de cerca de 45 dias.

O Pres. do SET, José Luiz Medeiros, parabenizou a empresa M2M Solutions pelo tempo recorde de implantação do sistema; e lembrou que, a exemplo do que aconteceu em outros Estados que desfrutam dessa tecnologia, o aperfeiçoamento do mesmo é a médio prazo, em diversas etapas.

“Estivemos em Fortaleza vendo como funciona o sistema, que levou anos de implementação para chegar à perfeição operacional que oferece hoje. Teremos etapas de ajustes aqui, e o sistema vai ficando cada vez melhor. Mas ressalto que esse grande salto na qualidade do sistema de transportes de São Luís é fruto da vontade política do Prefeito Edvaldo Holanda, que está de fato comprometido com a modernização dos transportes. Estamos no caminho certo para isso, com a licitação do setor. Agora estamos trabalhando muito para que, nos próximos anos, possamos oferecer um serviço de grande qualidade à população, que merece esse novo cenário. Hoje já não existe mais ônibus rodando no sistema Urbano de São Luís com mais de dez anos. Mas além de colocar uma frota nova em circulação, a modernização do setor vai muito além, e visa a segurança dos rodoviários e usuários, a otimização operacional, e a satisfação de todos no que diz respeito à qualidade do serviço oferecido”, declarou Medeiros.

Outra novidade anunciada na sede do novo CCO do SET foi a implementação do aplicativo “Meu Ônibus” – atualmente em fase de testes – que o usuário poderá baixar gratuitamente em celulares e tablets para acompanhar em tempo real dados sobre linhas, horário exato em que o ônibus de determinada linha vai chegar na parada de ônibus, e outros dados que irão facilitar a vida do usuário e otimizar o sistema de transportes coletivos da capital.

FOTOS – DANIELLE VIEIRA

F1 – 18) O moderno CCO do SET, Centro de Controle de Operações do Sistema de Transportes, interligado com a SMTT e a Secretaria de Segurança Pública.

F2 – 23)  O Vice – Presidente do SET, Gilson Caldas Neto, mostrou em primeira mão o aplicativo que está sendo desenvolvido para usuários maranhenses terem acesso a informações sobre as linhas de ônibus em tempo real.

F3 – 30) O Vice – Presidente do SET, Gilson Caldas Neto, destacou a importância da licitação do setor realizada pelo Prefeito Edvaldo Holanda, que deu condições aos empresários para investirem em prol da modernização do transporte coletivo na capital.

F4 – 53) O CCO do SET funciona 24H com equipes divididas por turnos, para garantir tomadas de decisões e monitoramento do sistema de transportes em tempo real.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.