Redes Sociais

SES realiza Mutirão Carcerário da Saúde em Pedrinhas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira (9), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o Mutirão Carcerário da Saúde. A iniciativa, que visa o atendimento emergencial de doenças e agravos identificados na população do Complexo Penitenciário, é parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde e conta com a parceria do Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão.

Aproximadamente quinhentos apenados receberam kits de saúde bucal, preservativos, atendimento médicos com especialista na área de urologia, psicólogos, clínico geral e assistência social, além de terem participado de palestras educativas sobre DST/HIV/Aids.

 

“Estamos satisfeitos por contar com esse atendimento aqui, de maneira mais fácil. Esta é uma demonstração de que nós não estamos esquecidos pelo poder público”, disse o detento Leandro Gonçalves.

 

Mutirão

 

A solenidade de abertura do mutirão teve a presença do secretário de Estado de Saúde, Luís Alfredo Guterres; do coordenador do Programa Começar de Novo, desembargador José Ribamar Froz; do superintendente do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Maercio Cutrim; além dos secretários adjuntos da SES.  

“Estamos trazendo serviço médico com especialistas na área de urologia, psicólogos, clinico geral e assistência social. Os pacientes foram pré-selecionados pelo serviço de saúde da própria penitenciária e estão tendo esse atendimento disponibilizado pela secretaria”, explicou Alfredo Guterres.

 

Segundo o desembargador Ribamar Froz, a ação contribui para o programa Começar de Novo,  que visa a reinserção gradativa e produtiva do preso no mercado de trabalho. “Percebemos que não existe inserção no mercado de trabalho sem passar pelo check-up da saúde. Precisamos saber como está a saúde física e metal do apenado. Então buscamos o apoio do Governo do Estado  e, como resultado dessa parceria, estamos tendo essa ação hoje, a exemplo da que tivemos no dia 8 de março com as mulheres apenadas”, disse Froz.

A pedido do superintendente do complexo de Pedrinhas, Maercio Cutrim, o atendimento na área de odontologia será feito até domingo (11),  não somente hoje (9), como estava planejado. “Temos uma demanda muito grande por esse tipo de atendimento e um dia só não seria suficiente para atender todos os que precisam”, observou Maercio Cutrim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *