SES realiza Mutirão Carcerário da Saúde em Pedrinhas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou nesta sexta-feira (9), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o Mutirão Carcerário da Saúde. A iniciativa, que visa o atendimento emergencial de doenças e agravos identificados na população do Complexo Penitenciário, é parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde e conta com a parceria do Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão.

Aproximadamente quinhentos apenados receberam kits de saúde bucal, preservativos, atendimento médicos com especialista na área de urologia, psicólogos, clínico geral e assistência social, além de terem participado de palestras educativas sobre DST/HIV/Aids.

 

“Estamos satisfeitos por contar com esse atendimento aqui, de maneira mais fácil. Esta é uma demonstração de que nós não estamos esquecidos pelo poder público”, disse o detento Leandro Gonçalves.

 

Mutirão

 

A solenidade de abertura do mutirão teve a presença do secretário de Estado de Saúde, Luís Alfredo Guterres; do coordenador do Programa Começar de Novo, desembargador José Ribamar Froz; do superintendente do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Maercio Cutrim; além dos secretários adjuntos da SES.  

“Estamos trazendo serviço médico com especialistas na área de urologia, psicólogos, clinico geral e assistência social. Os pacientes foram pré-selecionados pelo serviço de saúde da própria penitenciária e estão tendo esse atendimento disponibilizado pela secretaria”, explicou Alfredo Guterres.

 

Segundo o desembargador Ribamar Froz, a ação contribui para o programa Começar de Novo,  que visa a reinserção gradativa e produtiva do preso no mercado de trabalho. “Percebemos que não existe inserção no mercado de trabalho sem passar pelo check-up da saúde. Precisamos saber como está a saúde física e metal do apenado. Então buscamos o apoio do Governo do Estado  e, como resultado dessa parceria, estamos tendo essa ação hoje, a exemplo da que tivemos no dia 8 de março com as mulheres apenadas”, disse Froz.

A pedido do superintendente do complexo de Pedrinhas, Maercio Cutrim, o atendimento na área de odontologia será feito até domingo (11),  não somente hoje (9), como estava planejado. “Temos uma demanda muito grande por esse tipo de atendimento e um dia só não seria suficiente para atender todos os que precisam”, observou Maercio Cutrim.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.