Os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Rosário e São Luís serão alvos de um trabalho inédito, que tem, entre seus objetivos, avaliar o nível de stress vivido por estas populações durante as enchentes, que a cada ano deixa milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas no Maranhão.
A ação é uma iniciativa do Rotary Club Butantã, de São Paulo, que desenvolve um Programa de Ajuda Humanitária e já realizou ação semelhante voltada aos desabrigados de Santa Catarina. No Maranhão, a atividade recebe o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Uniceuma, entre outras instituições.
O levantamento integra a programação do Curso de Capacitação dos Profissionais de Saúde Mental do Maranhão, cujo tema é “Prevenção de Transtornos de Estresses Pós-Traumático – Intervenção Grupal em Crise”.
O treinamento será iniciado nesta terça-feira (28), a partir das 8h, no auditório do Uniceuma. A visita aos municípios, que faz parte da atividade de campo, acontecerá na sexta-feira (31) e sábado (1).
Para ministrar o Curso, São Luís receberá um grupo de 26 profissionais de saúde, todos vindo de Santa Catarina em avião da FAB. Participarão da capacitação, 28 psicólogos e médicos maranhenses.