SES antecipa campanha de doação de sangue por causa de baixos estoques do Hemomar

Com os baixos estoques de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) antecipa a campanha de doação de sangue para o período do carnaval 2020, cujo tema será “Doar é amar. Nesse carnaval, antes da diversão, vem a boa ação. Doe sangue!”. Todos os tipos sanguíneos estão em estado crítico, principalmente aqueles com fator RH negativo. A campanha será realizada de 4 a 24 de fevereiro.  

Marcada inicialmente para acontecer na semana anterior ao carnaval, período em que a procura pelo centro cai consideravelmente, a campanha começará no dia 4, motivada pelo número de doadores, que está aquém do ideal. Nem os tipos O+, o mais comum entre os doadores, está com estoque considerado adequado – o recomendado são 138 bolsas em estoque, e nesta sexta-feira (31), só tinham apenas 24. 

“Estamos atuando com estoque mínimo. O pré-carnaval já teve início, então temos um aumento de intercorrências nos hospitais e diminuição de doações. Temos, inclusive, tido dificuldade com nossa busca ativa com os doadores recorrentes, o retorno não está satisfatório, pois muitas pessoas estão de férias. Mas quem precisa tem urgência”, explica a coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo. 

O servidor público Mário Jorge, de 40 anos, é doador recorrente há 12 anos. Nesta sexta, ele buscou o centro para doar sangue. Segundo ele, o período para doar foi estratégico, pois ele sabe que aumenta a necessidade em datas festivas. 

“Existe um número muito grande de pessoas que precisam, principalmente no Carnaval. Quando decidi ser doador, pensei em ser recorrente, então doo a cada dois meses. A cada doação, só faço me encorajar. Sei que o sangue é bem aproveitado. Sempre que sento na cadeira, penso na possibilidade de ajudar alguém. Aconselho que outras pessoas possam fazer o bem”, disse. 

A bolsa de sangue coletada em uma doação pode beneficiar até quatro pessoas, pois são extraídos os componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Empresas ou pessoas que quiserem doar em grupos podem fazer o agendamento pelo telefone 3216-1134. O Hemomar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18, e aos sábados, das 7h às 12h.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.