Semu promove ação preventiva sobre DSTs

A convite da Secretaria da Mulher (Semu), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do através do Centro de Testagem e Aconselhamento (Cta), do bairro do Lira, em São Luís, fez uma ação educativa e preventiva no campo do HIV/Aids, no  Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas (Crisma) na ocasião da Semana do Apenado.

Todas as sessenta e oito detentas quiseram fazer o teste. Foram realizados 40 aconselhamentos sobre DSTs e testes rápidos de diagnostico para HIV e Aids. O novo teste é rápido e indolor. Com o dedo limpo, uma picada extrai uma gota de sangue e o resultado do teste sai em até dez minutos. O diagnostico precoce do HIV é fundamental para garantir a qualidade de vida do infectado.

Em recente visita ao Crisma, a Secretária da Mulher, Catharina Bacelar, fora informada da presença de pelo menos, uma detenta soropositiva, tendo julgado oportuna a  abordagem com a testagem rápida entre as ações da 10a Semana do Encarcerado. “Precisamos detectar possíveis novos casos, para assegurar o acesso das detentas à medicação e, sobretudo, à correta orientação”, disse a secretária.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.