Semana dos Povos Indígenas começa na quarta-feira

O Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, será o palco da quarta edição da Semana dos Povos Indígenas no Maranhão, que tem início, nesta quarta-feira (12) e termina sexta-feira (15). O Encontro vai reunir representantes de povos indígenas, antropólogos, educadores, entre outros para discutir a diversidade cultural indígena.

O objetivo da Semana é estimular a discussão sobre a identidade cultural dos indígenas. “Esses povos devem ser ter suas expressões culturais, materiais e imateriais, valorizadas e direito a livre expressão enquanto agentes de sua própria história”, explica o diretor do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNA-MA), Deusdédit Carneiro Leite Filho.

Durante a Semana acontecerão diversas atividades com o propósito central de divulgar a diversidade cultural indígenas. “Teremos mostra de vídeos etnográficos, exposições de fotografias, oficinas temáticas de pintura corporal, mesas redondas, feira de artesanato, entre outras coisas. Tudo para mostrar a riqueza desse povo”, informa Deusdédit Filho.

As ações acontecerão pelos próprios indígenas e por meio de trabalhos acadêmicos e não-acadêmicos, que serão apresentados em sessões especiais. “São produções de instituições públicas que trabalham com os povos indígenas, como a Funai”, revela o coordenador do setor de Etnologia do CPHNA-MA, João Damasceno Figueiredo.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.