Semana do Livro encerra com entrega de prêmios

Após sete dias de intensas atividades lúdicas, a Semana do Livro Infantil e Juvenil, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), encerra suas atividades, nesta sexta-feira (23), no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, a partir das 9h da manhã. A Caravana percorreu comunidades de São Luís destacando a importância da literatura.

Entre as atividades programadas está a entrega dos prêmios do Concurso Literário Ecológico, promovido em cada uma das cinco localidades por onde passou a Semana. Ao todo, 15 crianças receberão, cada uma, um kit com livros. “A escolha dos vencedores foi feita pelas próprias crianças, ao final de cada dia”, revelou a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite e organizadora do evento Rosa, Maria Ferreira Lima. De acordo com ela, os vencedores só foram revelados, nesta quinta-feira (22). “Nós telefonamos para cada um deles dando a notícia”, disse.

O encerramento também fará mais uma homenagem a Monteiro Lobato, considerado o criador da literatura infantil do Brasil. Para isso, os organizadores da Semana exibirão um vídeo com a vida e obra do autor. “Nele, dezenas de escritores brasileiros dão seus depoimentos sobre este, que é um dos mais célebres e entusiastas escritores de nossa literatura”, enfatizou Rosa Maria Ferreira Lima.

Para finalizar, a apresentação do espetáculo “Um livro te espera: procure-o”, baseado na mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, com produção e direção das atrizes Silvana Cartágenes e Sandra Cordeiro.

O evento

A Semana do Livro Infantil e Juvenil foi realizada durante sete dias, em diferentes comunidades da capital. Começou no Largo do Desterro, que, de acordo com Rosa Maria, ficou lotado de crianças e adolescentes. “Todos ávidos por viajar nos braços da literatura”, afirmou.

Quem participou do evento pode, ainda, conhecer as técnicas de Ana Velho, autora do livro Os Tampinhas. A autora monitorou a oficina Reutilizar-te, voltada para educadores, que puderam descobrir formas de reaproveitar materiais para a confecção de brinquedos educativos. Os “mascotes” da obra de Ana Velho foram, também, tema de uma exposição que aconteceu durante a Semana. “Além de tudo isso, nós promovemos dramatizações, bingos literários, lançamentos de livros e muitas outras atividades relacionadas à literatura”, afirmou Rosa Maria Ferreira Lima.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.