Seduc inicia capacitação para levantamento da situação escolar

César Pires fala sobre importância do levantamento
César Pires fala sobre importância do levantamento

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), iniciou nesta segunda-feira (03), no Hotel Praia Mar (Ponta d’Areia), a capacitação de técnicos dos 217 municípios para o Levantamento da Situação Escolar (LSE) em todo o estado. O objetivo é verificar se as unidades escolares públicas estão adequadas aos padrões mínimos de funcionamento estabelecidos pelo Ministério da Educação.

A abertura contou com a presença do secretário estadual de Educação, César Pires; do reitor do IFMA, José Costa; do representante do FNDE/MEC no Maranhão, Márcio Lins de Souza; da vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Kariadne Maia; de secretários municipais de educação, secretários-adjuntos, superintendentes e supervisores da Seduc.

O secretário de Educação destacou a importância da capacitação para habilitar os técnicos que irão interagir e levantar a real situação da rede escolar. César Pires ressaltou que é necessária a compreensão de que a escola é o alvo dos programas e projetos educacionais. “A partir deste momento, vamos obter uma visão exata das necessidades e ainda levantar dados concretos que servirão de subsídio para que o Ministério da Educação fortaleça suas políticas públicas,” considerou.

César Pires informou que a Seduc buscará parceria com os municípios para que os técnicos das áreas de pedagogia, informática e infraestrutura, qualificados na capacitação, atuem também no LSE da rede pública estadual.

Para o reitor José Costa, a parceria com a Seduc representa um avanço para o desenvolvimento e melhoria da situação escolar. Ele frisou que os dois órgãos de educação já estão atuando juntos para a formação inicial e continuada de professores pelo Plano de Ações Articuladas (PAR).

Os técnicos dos municípios serão capacitados em três fases, que englobam teoria, prática (com aplicação de formulário em escolas), e apresentação do sistema e inserção de dados. Estes profissionais serão responsáveis por levantar as condições físicas dos prédios escolares e a disponibilidade de mobiliário existente. A capacitação também servirá para certificar a rede física prevista no Plano de Ações Articuladas (PAR) no Maranhão.

O LSE – tecnologia de gestão da rede pública de educação, desenvolvida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – é um instrumento de coleta de informações sobre a situação das escolas de Educação Básica, que tem por objetivo planejar a educação nos estados e municípios.

A capacitação se estenderá até o dia 12 de agosto, nos turnos matutino e vespertino.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.