Seduc implementa ações para a Educação Fiscal

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), está realizando ações de implementação do Programa de Educação Fiscal do Maranhão. Cerca de 50 professores das 19 Unidades Regionais de Educação (URE) da Seduc estão participando da parte presencial do IV Curso de Formação de Tutores para Cursos On Line, que visa atualizar os conhecimentos dos professores que já atuam no programa em um novo software de aprendizagem: a plataforma Moodle.

A iniciativa objetiva ainda formar novos profissionais para exercerem o papel de professor-tutor no curso a distância de Disseminadores em Educação Fiscal, promovido pela Escola de Administração Fazendária.

A rede de tutores irá, por sua vez, disseminar os conhecimentos obtidos para cerca de 600 profissionais da educação, entre eles professores da educação básica, membros do colegiado e funcionários públicos da Seduc e da Sefaz.O curso de Educação Fiscal será oferecido ainda neste semestre, e terá carga horária de 120 horas/aula, na modalidade a distância.

O Programa de Educação Fiscal é uma ação do Governo Federal que visa sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo, além de informar o cidadão sobre a administração pública e criar condição harmoniosa entre o estado e o cidadão. A importância do tema foi destacada pela tutora Olga Maria Souza Cruz, da URE de São João dos Patos. “A Educação Fiscal como tema transversal é essencial para todo cidadão, pois vai muito além de conhecimentos sobre como fiscalizar recursos financeiros nas escolas. É fundamental, sobretudo, para exercer a cidadania em sua plenitude”, declarou ela.

Para a tutora da URE de Presidente Dutra, Maria Linete de Moraes Nunes, o que mais atrai as pessoas para o curso é a possibilidade de poder exercer os conhecimentos em situações do cotidiano, como em uma compra no supermercado, por exemplo. “Antes de fazer o Curso sobre Educação Fiscal, nunca havia pedido nota fiscal ao realizar uma compra no supermercado. Mas hoje, já tenho consciência da importância deste simples ato”, ratifica a professora.

O Curso de Formação de Tutores para Cursos On Line está sendo realizado no laboratório de informática do Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo) e será finalizado nesta sexta-feira (14).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.