Secma firma parceria para a sétima edição da Feira do Livro

A secretária de Estado da Cultura (Secma), Olga Simão, recebeu, nessa terça-feira (16), a visita do presidente da Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func), Francisco Gonçalves e equipe técnica para tratar da parceria na realização da7ª edição da Feira do Livro de São Luís (Felis). Este ano, o evento será realizado, no período de 27 de setembro a 6 de outubro, na Praia Grande.

Conforme explicou Olga Simão, o encontro – que também contou com a presença dos gestores dos órgãos (Casas de Cultura) da Secma – teve como finalidade a demonstração do projeto da Feira e a forma de como os equipamentos culturais do governo do Maranhão poderão contribuir, inclusive com participação efetiva, no evento.

“A Feira do Livro terá concentração maior no Centro Histórico. E a Fundação Cultural solicitou à Secretaria da Cultura uma parceria no que diz respeito à cessão dos aparelhos culturais, além do respectivo envolvimento nas exposições de livros. Prontamente nos colocamos à disposição, pois se trata de um evento que incentiva a população à leitura e contribui com a produção literária ao valorizar a cultura maranhense”, afirmou a secretária Olga Simão.

Segundo o presidente da Func, Francisco Gonçalves, a reunião foi bastante produtiva, na qual foram mostrados à secretária Olga Simão e demais gestores, aspectos físicos que serão utilizados na 7ª Feira do Livro de São Luís. “Uma parceria importante, porque a maioria dos equipamentos culturais pertence ao Estado. Saímos deste encontro com a certeza de trabalharmos juntos para o sucesso da Feira do Livro com uma programação diversificada”, disse Gonçalves.

Dentre as Casas de Cultura que contribuirão para o evento, está o Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOC,f), que cederá durante o período o espaço do Teatro Alcione Nazaré e as Galerias Ambrósio Amorim e Valdelino Césio (Café Literário). “Apoiamos com muita satisfação ações que visem divulgar a cultura literária”, destacou a diretora do CCOC,f e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), Ceres Costa Fernandes.

Participam da Feira do Livro, autores, livreiros, editoras, palestrantes, contadores de histórias, arte-educadores, universidades, instituições culturais, grupos artísticos com interesse em lançar livros, realizar oficinas, performances e outras atividades culturais e literárias afins. Na edição deste ano o tema será “Livro e leitura: do impresso ao virtual sem perder a poesia”.

A Feira do Livro de São Luís terá como patrono o escritor e poeta Nauro Machado. Também serão homenageados Aluísio de Azevedo e Catulo da Paixão Cearense. Para abrigar a Feira serão instalados diversos espaços na Praia Grande, oferecendo conforto, condições técnicas de segurança e capacidade de ocupação para atendimento da demanda prevista de público, além do aproveitamento dos locais existentes na área do centro histórico (teatros, cinema, auditórios, praças etc.).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.