Governadora inaugura Hospital Geral de 50 leitos em Monção

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde, Ricardo Murad, inauguraram, nessa terça-feira (16), em mais uma etapa do “Governo Itinerante”, o Hospital Geral de Monção, o sexto de 50 leitos construído pelo governo do Estado, dentro das ações do programa “Saúde é Vida”. A unidade de saúde, um investimento de R$ 8,8 milhões, foi um presente do governo em homenagem ao aniversário de 256 anos da cidade. Tem capacidade para atender 5.800 pessoas/mês no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e até 5.550 nos serviços de apoio e diagnóstico e vai beneficiar moradores da cidade e da região. Nesta terça-feira (16), a comitiva da governadora esteve, ainda, em Igarapé do Meio.

hospmocao17072013-300x225“Estamos inaugurando mais um hospital de 50 leitos, uma obra muito importante para a cidade. Este hospital será referência para toda a região e para o Maranhão. Nós o trouxemos para cá, primeiro para homenagear a cidade, uma das mais antigas do estado e, também, por sua localização, no centro do Maranhão, podendo atender tanto a Baixada quanto a região Central”, disse a governadora Roseana Sarney que estava acompanhada do prefeito do município, João de Fátima Pereira, mas conhecido como Queiroz e de secretários de Estado, entre eles, o de infraestrutura, Luis Fernando Silva.

A inauguração também contou com as presenças de prefeitos e ex-prefeitos de municípios vizinhos, vereadores, lideranças comunitárias e de deputados estaduais e federais, entre os quais Vianey Bringel, Eduardo Braide, Alberto Filho e Lourival Mendes.

A unidade hospitalar funcionará 24 horas, com atendimento de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e obstetrícia. Terá os serviços de apoio e diagnóstico, como raio-x, ultrassonografia, laboratório clínico, eletrocardiograma e agência transfusional. Os 50 leitos serão distribuídos para clínica médica (12), cirúrgica (12), pediátrica (12), obstétrica (12) e dois de isolamento.

O secretário Ricardo Murad destacou que o hospital de Monção é uma unidade preparada com serviços de cirurgia, obstetrícia, clinica médica e leitos de UTI de curta duração para atender a população de uma maneira integrada. “Este hospital está atrelado a diversas unidades de alta complexidade do estado. Nós vamos fazer o atendimento de referência dos municípios e aquilo que Monção não conseguir resolver, enquanto o nosso hospital de Santa Inês não fica pronto, nós vamos referenciar os pacientes para Coroatá ou para São Luís”, explicou o secretário.

Até o fim do ano, segundo informou Ricardo Murad, serão entregues todos os hospitais da primeira etapa do programa “Saúde é Vida”. “São 64 de pequeno porte, 8 gerais, 10 UPAs, hospitais de alta complexidade, mais de 190 novos leitos de UTIs, grande parte já funcionando. É a revolução da saúde que chegou mais cedo do que a do Brasil”, observou Ricardo Murad.

O prefeito de Monção, João de Fátima Pereira, agradeceu o beneficio do Governo do Estado e falou da alegria do município em receber o “Governo Itinerante”. “A governadora sempre foi muito esperada no município e todos estamos muito felizes com as obras e ações trazidos por ela, para a cidade. São muito bem-vindas as obras trazidas pela governadora ao nosso município”, destacou o prefeito.

Mais obras

Durante seu pronunciamento, o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, anunciou que a governadora Roseana Sarney já autorizou a obra de recuperação da rodovia que liga Monção a Igarapé do Meio, trecho de 19 quilômetros, e, também, convênios para pavimentação de vias urbanas e estradas vicinais. “A governadora Roseana Sarney está construindo estradas e hospitais não só aqui em Monção, mas em todo o estado e com isso promovendo o desenvolvimento do Maranhão”, disse Luis Fernando.

A população, em festa, agradeceu os benefícios do governo. A dona de casa Maria do Espírito Santo Mendonça, que vive há mais de 30 anos na cidade, disse que é uma tranquilidade saber que pode ser atendida no próprio município. “A saúde é um bem muito precioso e que hoje tem sido tratada com responsabilidade pela governadora Roseana Sarney. Este é o melhor presente que ela poderia nos dar nesse dia do aniversário da cidade”, disse.

Serviços

Antes de inaugurar o hospital, ao lado do prefeito Queiroz, a governadora Roseana Sarney, fez, ainda, a entrega de Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPS do Pronaf) a agricultores, outra ação do “Governo Itinerante” no município.

Ainda em Monção, a governadora acompanhou as ações do Viva Cidadão nos serviços de emissão de documento (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, CPF, entre outros) e anunciou realização de cursos do programa “Maranhão Profissional” e, também, para etapa pré-vestibular que serão ofertados pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), que vai instalar uma antena no município.

O “Governo Itinerante” levou ao município, ainda, na área de saúde, ações da Vigilância Epidemiológica, com vacinação e atualização do calendário de crianças e adultos; atendimento de laboratório de análises clinicas (glicemia, colesterol total e PSA); e preventivo do câncer ginecológico (colpocitologia oncótica). A inauguração do hospital foi marca com a realização de consultas para Diagnóstico e Tratamento do Glaucoma e cirurgia de Catarata.

Além de receberem DAPs do Pronaf, os agricultores familiares, também, participaram de oficinas com Orientação de Inclusão Socioprodutiva, Sistema de Abastecimento de Água, Melhoria de Caminho de Acesso, Agroindústria, Kit de Irrigação; capacitação para inclusão do programa “Garantia Safra”; e estratégias de identificação da população em situação de extrema pobreza (busca ativa do CadÚnico).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.