São Luís inicia testagem em massa da população como medida de combate ao coronavírus

Por Redação Agência (SECOM)

Foto: @Divulgação

A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta quarta-feira (26), a testagem em massa da população. A medida integra as medidas de controle da circulação do novo coronavírus na capital. No total, 180.800 testes de antígeno – dos 600 mil encaminhados ao estado pelo Governo Federal – serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) durante as próximas semanas.

“Paralelo à vacinação, pela qual temos trabalhado incansavelmente para alcançar a todos, agora também começamos a utilizar os testes rápidos que recebemos do Ministério da Saúde. São mais de 180 mil testes à disposição da população como medida preventiva que nos ajudará a vencer o coronavírus e que fortalece a estratégia do Município, no que diz respeito ao combate e controle da doença”, frisou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

A testagem em massa da população ludovicense foi iniciada pelo Terminal de Integração da Praia Grande, o maior da cidade, que tem fluxo de 55 mil pessoas diariamente. Os testes estão sendo realizados de forma espontânea na população acima de 18 anos. 

“A determinação do prefeito Eduardo Braide é de que realizemos a expansão o mais rápido possível dessa testagem para diversos pontos da cidade. Decidimos iniciar pelo Terminal da Praia Grande, que tem diariamente grande fluxo de pessoas, mas já temos por intuito chegar aos demais terminais da cidade, assim como para as nossas unidades hospitalares, unidades mistas e para os nossos centros de síndromes gripais”, explicou o secretário de saúde de São Luís, Joel Nunes, que acompanhou o início da ação. 

Ainda de acordo com o secretário Joel Nunes, a Prefeitura tem como meta testar até 6 mil pessoas diariamente. “A nossa meta é vacinar, em cada um dos cinco terminais de São Luís, um total de mil pessoas por dia. Além dos terminais, também vamos distribuir mais mil testes diariamente para serem realizados em outros pontos, como nas nossas unidades de saúde, de forma que utilizemos todos os testes que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde”, completou. 

Sobre a testagem iniciada pelos terminais da cidade, o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Cláudio Ribeiro, afirmou ser uma parceria exitosa. “O início da testagem pelos terminais de integração da cidade é uma estratégia inteligente do prefeito Eduardo Braide por se tratar de locais onde circulam milhares de pessoas todos os dias, iniciativa eficiente para identificar os casos de Covid-19, sobretudo aqueles assintomáticos”, disse. 

Os pacientes que testarem positivo durante a ação serão imediatamente encaminhados ao Lacem São Luís para realizar o teste RT-PCR, padrão para a confirmação de casos de Covid-19 e orientados a iniciarem o tratamento devido.

Aprovação 

Usuária do transporte público de São Luís, a cozinheira de 42 anos, Roseane Ferreira, aprovou a iniciativa da Prefeitura de São Luís de iniciar a testagem da população.

“Achei muito assertivo começar a testagem pelos terminais, pois aqui é um dos lugares por onde circula muita gente. Esse teste é importante para a gente conter a circulação do vírus, evitar que mais gente adoeça e, principalmente, para que possamos vencer esse momento difícil”, afirmou. 

Foto: @Divulgação

O método que está sendo utilizado na ação é o Teste Rápido de Antígeno, realizado através de amostras coletadas através de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Esse tipo de teste identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2. 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.