Ricardo Archer relata drama de criança que enfrenta câncer no ovário

O deputado Ricardo Archer (PMDB) relatou, na sessão desta quinta-feira (11), que visitou, no dia anterior, no Materno Infantil, em São Luís, a menina codoense Juliana, de 10 anos, que tem um tumor cancerígeno de cinco quilos no ovário. Archer disse que a situação da menina é muito difícil e que ela foi “jogada simplesmente na frente do hospital, dormindo três dias no sofá”, naquelas hospedarias próximas ao hospital, porque não teve um encaminhamento do município de Codó, de onde veio.

O parlamentar afirmou que a menina esteve antes internada em Codó, foram feitos vários exames na criança, mas mandaram ela para cá “sem um documento, sem exame, sem nada, atrasando todo o procedimento para que ela pudesse ser transferida para ser operada no hospital”.

Archer disse que a garota está agora no Materno Infantil, mas deveria ter ido para o Aldenora Belo, que é especializado em tratamento de câncer, para ser operada, mas isso está demorando “em função do mau atendimento, do mau cuidado que teve no município de Codó”.

Ricardo Archer, que é ex-prefeito de Codó, diz ser “triste ver a situação atual da saúde do município de Codó” e que haveria abandono total da população. “O descaso e a irresponsabilidade com a saúde do município são muito grandes. No ano passado, tínhamos TFD, que é Tratamento Fora do Domicilio, hoje não tem mais esse expediente. A parte do PSF também não tem tido atuação no município. São denúncias gravíssimas que nós temos recebido de lá e que eu irei levar ao secretário de Saúde para que tome providências para acompanhar e ver o caso dessas pessoas que estão sofrendo por não terem condições”, garantiu.

De acordo com o parlamentar, Codó possui hoje 14 médicos, mas entre 98 e 2004, quando foi prefeito do município, chegou a ter 46 médicos com especialidades. “Hoje não temos mais nada”, acusou. Ricardo Archer parabenizou os deputados Edivaldo Holanda (PTC) e Márcia Marinho (PMDB), que deram atenção à menina.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.