Projeto Transitarte do Detran-MA concorre ao Prêmio Você Faz a Diferença

O Projeto Transitarte, do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), concorre, nesta quarta-feira (24), à segunda edição do Prêmio ‘Você Faz a Diferença’, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência de Servidores (Segep).

O prêmio, que faz parte das atividades em comemoração ao Mês Servidor, tem como objetivo promover o reconhecimento dos servidores públicos estaduais, além de premiar os autores de projetos inéditos que contemplem o desenvolvimento social e econômico do Maranhão.

O Grupo Transitarte reúne servidores que utilizam a linguagem teatral e lúdica para educar crianças, adolescentes e adultos sobre a segurança viária. Estão sendo oferecidas atividades com arte e educação em escolas, associações e comunidade em geral. O grupo promove, também, o Projeto Humanizar, que reúne pessoas com deficiência física causada por acidentes no trânsito para auxiliar no trabalho de conscientização.

O Transitarte está vinculado à Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, setor responsável pela execução de projetos ligados à Educação para o Trânsito e que tem as ações pautadas pelo Artigo 74, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que coloca a Educação para o Trânsito como um direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Segundo a servidora pública e integrante do Transitarte, Ana Eva Martins, o grupo vem desenvolvendo o projeto nas escolas com muito amor. “Somos apaixonados por este trabalho, principalmente, quando estamos diante do público infantil. Mesmo usando a linguagem lúdica sabemos que a nossa responsabilidade é muito grande, pois estamos diante de condutores do futuro”, comenta.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rosetânia de Farias, o Transitarte é um projeto inédito no Maranhão e se encaixa nas exigências do ‘Você Faz a Diferença’. “Escolhemos inscrevê-lo este ano no concurso por ser um trabalho inovador. É uma nova ferramenta que vem contribuir para fazer a diferença na Educação para o Trânsito”, destaca.

Premiação

O evento de premiação será realizado às 17h desta quarta-feira (24), no Auditório da Casa Civil (Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau), quando acontece o anúncio das dez propostas classificadas. A seleção, realizada pela comissão de avaliação, designada pela Segep, se baseia nos seguintes critérios: criatividade e originalidade, relevância social, benefícios para a gestão pública, qualidade técnica, clareza e objetividade.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.