PROJETO ÓPERA PARA TODOS & CEMAR: ALFABETIZAÇÃO COM ARTE

Em seu 19o ano de existência, o premiado projeto educacional e de alfabetização “Ópera para Todos” concebido pela educadora Ceres Murad, dará vida às personagens de Puccini, na encenação da dramática história de amor entre umtenente da marinha americana e a gueixa Butterfly; no Japão do século XIX.

Com patrocínio da CEMAR e do Governo do Estado do MA, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a ópera “Madame Butterfly” será encenada nos dias 26.11 (Dom Bosco) e 03.12 (Praça Maria Aragão) por alunos das turmas de alfabetização das escolas municipais Maria Alice Coutinho e José Sarney, da escola comunitária Luiz Pinho Rodrigues na Divinéia, e do Colégio Dom Bosco, onde o projeto teve origem.

Considerada uma das mais pungentes óperas do italiano Puccini, madame Butterfly estreou em 1904 no Teatro alla Scala em Milão; sendo depois adaptada também para o teatro e o cinema. Mas é aqui em São Luís, sob a direção competente de Ceres Murad, que a ópera vai além de emocionar platéias; transforma vidas e abre novos horizontes para os alunos que vivenciam um processo de alfabetização diferenciado e de altíssima qualidade; utilizando-se daquela que é a mais completa forma de arte, com música, teatro e dança como ferramentas para aprender a ler e a entender o mundo com mais emoção e senso crítico.    

FOTO – DANIELLE VIEIRA: A educadora Ceres Murad, autora do projeto Ópera para Todos, entre o Dir. José Jorge Soares e o Vice – Presidente da CEMAR Sérvio Túlio; patrocinadores do projeto que terá apresentação popular na Praça Maria Aragão.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.