PROJETO COM FOCO NA ESTRUTURAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O VAREJO CHEGA A SÃO LUÍS

São Luís recebeu, nesta terça dia 09 de abril, às 8h30, na Assembleia Legislativa do Maranhão,  uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que tem o apoio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL-MA) e Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís.

O projeto reúne entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do Poder Público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país. O encontro tem como objetivo realizar atividades coletivas com foco no desenvolvimento local e regional, conciliando interesses comuns e objetivos compartilhados. “O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. Neste sentido, haverá também destaque para atividades efetivas de articulação das lideranças com o poder público para alinhamento das demandas na agenda política local”, afirma o presidente da CNDL, José César da Costa.

O evento será conduzido pelo professor Marcos Lima, consultor do Instituto de Avaliação, Gestão & Educação (IAGEE), organização especializada em gestão de políticas públicas e organizacionais, que vai desenvolver metodologias com foco na estruturação concreta de propostas de políticas públicas.  “Esses processos de construção têm demonstrado que nós poderemos não só mobilizar e conscientizar as lideranças do varejo, mas também contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista”, avalia.

A presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, diz que a proposta do PP 4.0 é auxiliar o governo a identificar as ações necessárias para contribuir com o crescimento do país. “O programa é bem amplo; não se trata de algo específico para o varejo, mas de políticas públicas mais abrangentes que melhorem o ambiente de negócios, e consequentemente, também o mercado consumidor”, avalia.

Fábio Ribeiro, presidente da CDL São Luís, destaca a importância da integração colaborativa e transparente entre o governo e setor produtivo: “O varejo é um dos primeiros a sentir os impactos causados por mudanças na conjuntura econômica, e o PP 4.0 está discutindo o cenário e propondo políticas públicas alinhadas com as demandas reais do setor”, defende Ribeiro.

Sobre o PP 4.0

Com investimento total de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos, o projeto está percorrendo todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo.

Sobre a CNDL

Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, formam o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.