Prefeitura realiza avaliação nutricional de servidores

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta semana um trabalho de orientação dos servidores municipais sobre cuidados com a saúde e avaliação nutricional. A ação integra o Programa de Valorização do Servidor Público Municipal determinado pelo prefeito Edivaldo através do Programa Avança São Luís.

O trabalho é coordenado por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa) e conta com o apoio de estudantes dos cursos de Nutrição da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Faculdade Estácio São Luís.

“Este trabalho é importante por orientar o servidor sobre sua saúde e como melhorar a qualidade de vida. É nossa forma de contribuir com o programa de valorização que o município promove”, destacou a titular da Semsa, Fátima Ribeiro.

Os primeiros servidores beneficiados foram os lotados na Secretaria de Segurança Alimentar. Eles participaram de uma palestra sobre os cuidados com a saúde e alimentação e em seguida foram submetidos a uma avaliação nutricional. Os testes incluem pesagem, aferição de pressão, índice de massa corpórea (IMC) e teste de glicemia.

A assessora de gabinete Pollyana Ribeiro, 25 anos, pratica exercícios físicos para controlar os índices de massa corporal e decidiu participar da avaliação nutricional. “Pretendo seguir as instruções e incorporar alguns hábitos ao meu cotidiano, me alimentando ainda melhor”, comentou. Durante a ação, os participantes também recebem material informativo sobre obesidade, hipertensão e alimentação saudável.

De acordo com a coordenadora da atividade e nutricionista da Semsa, Wilma Ramalho, o recomendável é que as pessoas apresentem peso e altura com uma relação adequada, chamada de Eutrofia. Ela informou que o trabalho de coleta de dados e orientação dos servidores da Semsa segue até o final desta semana. “Os dados coletados irão compor um relatório a ser apresentado no final da ação, sobre as condições nutricionais dos servidores”, observou.

Wilma Ramalho explicou que durante o encerramento da atividade será realizada uma palestra sobre Reeducação Alimentar, que terá como foco das orientações as avaliações nutricionais feitas com os servidores. Na próxima semana está prevista a visita da equipe de nutricionistas à sede da Prefeitura de São Luís, no Centro.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.