Prefeitura promove roteiro turístico São Luís Criativa neste sábado (4)

A rica história da capital maranhense, desde sua fundação, em 1612, até chegar à era tecnológica e criativa de 2021, servirá como pano de fundo para o roteiro São Luís Criativa. O evento, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), ocorrerá sábado (4), às 17h, com saída do Baluarte de São Cosme e São Damião (coreto da Avenida Beira-Mar, Centro).

O roteiro integra a programação de aniversário de 409 anos de São Luís, celebrado dia 8 de setembro, e também o Mobiliza São Luís, uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA). 

O passeio, que seguirá em uma caminhada sentido ao Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, localizado na antiga RFFSA, será acompanhado por um guia de turismo e contará, também, com apresentações culturais ao longo do percurso. As paradas para apresentação serão no Baluarte, nas praças Manuel Beckman e Joãosinho Trinta. 

Ao longo do trajeto, o guia de turismo vai destacar a história presente desde a fundação, passando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade – incluindo a construção da ponte Governador José Sarney e o surgimento de uma nova São Luís no lado oposto ao Centro – até chegar aos espaços como o Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, que se tornou um polo tecnológico para desenvolvimento de startups. 

“Preparamos uma programação especial para setembro com muitos eventos para comemorar os 409 anos de São Luís. O roteiro São Luís Criativa é uma oportunidade para a Prefeitura apresentar um novo circuito, em um espaço que não é explorado atualmente, para os ludovicenses e turistas que estão por aqui”, explica o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos. 

O evento também vai fazer referência ao Dia Municipal do Regueiro, comemorado em 5 de setembro e ao Dia Municipal do Tambor de Crioula, celebrado no dia 6 de setembro. Para marcar o primeiro, o grupo GDAM vai ensinar a todos a dançarem “agarradinhos” o ritmo jamaicano que conquistou a capital durante uma oficina sobre o reggae. 

Já o tambor de crioula terá como representante o grupo Arte Nossa, que realizará uma apresentação especial para o público, celebrando ainda a revalidação do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, outorgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), esta semana.

Roteiro

O roteiro São Luís Criativa está baseado nos valores da Economia Criativa, estimulando a geração de renda, criação de empregos, promovendo ainda a diversidade cultural, inovação, criatividade, desenvolvimento humano e sustentável. 

O evento foi criado objetivando a ampliação de novas opções de entretenimento e lazer aos que moram e visitam a capital maranhense, levando os participantes a conhecer outras áreas do Centro Histórico bem como os nichos da economia criativa e os novos modelos de negócios que surgiram nessa área (artesanato, arte cênica e animação, cultura popular, gastronomia e moda, por exemplo).

Fonte da matéria postada: Assessoria Setur


você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.