Prefeitura lança projeto Tendas Literárias e entrega mais de 50 mil livros

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira (5), o lançamento do projeto Tendas Literárias, oficializando a entrega de 56 mil exemplares de obras literárias que serão disponibilizados nesses novos espaços criados nas escolas da rede municipal. A ato de lançamento da ação foi realizado Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rosa de Saron, no Cajupari, zona rural da capital. A escola é a primeira unidade a ser contemplada pelo projeto.

A primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, participaram da solenidade oficial de lançamento da ação, realizando a entrega oficial dos kits que compõem o projeto. “É mais uma ação importante que a Prefeitura está desenvolvendo para estimular nos alunos da rede municipal o gosto pela leitura e incentivar a formação de pequenos leitores, propiciando-lhes a estrutura e os espaços necessários para o desenvolvimento dessa atividade”, afirmou a primeira-dama, Camila Holanda.

LIVRO

Os 56 mil livros serão distribuídos em 18 tendas literárias e 225 cantinhos da leitura a serem instalados nas unidades de ensino municipal. Cada tenda contém acervo de 2.400 livros de literatura brasileira e três conjuntos de mesa, sendo dois grandes com oito lugares, e um menor, de quatro lugares. Já os cantinhos de leitura são compostos por estantes com cerca de 60 títulos literários.

Para comemorar a entrega das tendas e dos livros, a Prefeitura promoveu uma manhã de atividades na U.E.B. Rosa de Saron, com a presença do projeto Carro-Biblioteca e realização de oficinas para a comunidade, como decoração de tiara com balões, confecção de agendas e bolsas com embalagem de caixa de leite, crochê, fabricação de bonecas de pano e pintura facial para as crianças.

LEITURA

Segundo o titular da Semed, Geraldo Castro, o material vai possibilitar às escolas montar bibliotecas itinerantes ao ar livre, incentivando o interesse de crianças, adolescentes e jovens pela leitura e ampliando o acervo bibliográfico à disposição dos professores. O secretário reforçou que a entrega dos títulos literários ajudará a formar leitores em todas as faixas etárias atendidas pela rede municipal.

“São mais de 50 mil livros nessas tendas e Cantinhos da Leitura, que beneficiarão as crianças com material diversificado, que vão desde contos e fábulas para os mais novos até clássicos da literatura brasileira e mundial para os nossos adolescentes. É uma iniciativa que atende diretamente à determinação do prefeito Edivaldo de propiciar acesso à cultura e à literatura às crianças e jovens ludovicenses”, afirmou Geraldo Castro.

TENDAS DA LEITURA

O diretor da U.E.B. Rosa de Saron comentou a importância da iniciativa para a escola. “Toda a comunidade escolar será beneficiada com esse projeto. E para a nossa escola, que não dispõem de muito espaço, as Tendas da Leitura representam uma alternativa a mais para o desenvolvimento de nossas atividades lúdicas e literárias”, frisou o diretor.

Além da U.E.B Rosa de Saron, serão contempladas também com as tendas literárias as U.E.B Nossa Senhora das Mercês (Jacamim), Proteção de Jesus (Mato Grosso), Newton Neves (Vila Palmeira), Thales Ribeiro Gonçalves (Vila Lobão), Tancredo Neves – Anexo Isema (Cidade Operária), Camélia Costa Viveiros (Coroado), Maria Alice Coutinho – Anexo José Sarney Costa (Matões/Turu), Odylo Costa Filho(Alto da Esperança), João do Vale (Povoado Argola e Tambor), Recanto dos Pássaros (Jardim América), Elizabeth Fecury (Vila Isabel), Honório Odorico Ferreira (Tajipuru), Maria de Jesus Carvalho (Camboa), Pastor Estevan Ângelo de Sousa (Vila Isabel), Mariana Pavão (Bequimão) e Olinda Desterro (Vila Vicente Fialho).

Aluna da U.E.B. Rosa de Saron, Andréa Sousa Porto, de 10 anos, é uma pequena apreciadora da literatura infanto-juvenil e analisa o novo espaço que sua escola ganhou como uma oportunidade a mais para fazer uma das atividades que mais gosta: ler. “Foi uma ideia maravilhosa, gostei bastante. Têm muitos livros aqui que eu tinha vontade de ler e que agora vou aproveitar”, comentou a estudante.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.